Logotipo do repositório
 

Publicação:
Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa

dc.contributor.authorDeliberato, Débora [UNESP]
dc.contributor.authorMassaro, Munique [UNESP]
dc.contributor.authorGoldoni, Natálie Iani [UNESP]
dc.contributor.authorSilveira, Júlia M. Vicente da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:26Z
dc.date.available2015-02-24T13:57:26Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractThis study aimed to enter a training program for family members of children, youth and adults who use augmentative and alternative communication systems in the context of alternative languages . The study included families in the age group of 25-65 years in the period 2010- 2012. The activities were held weekly with duration of one hour in a alternative communication laboratory. All activities were videotaped and after that, the verbal participants’ reports were transcribed. The obtained categories were analyzed according to the steps of the program. The results indicated that families realized: the necessity of graphics systems for communication; the importance of adapted materials; and the need to understand their children’s different skills. The study reinforced the need for systematic and continuous guidance for families, as well as highlighted the use of graphics systems in the context of language.en
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo inserir um programa de capacitação de familiares de crianças, jovens e adultos usuários de sistemas suplementares e alternativos de comunicação no contexto das linguagens alternativas. Participaram deste estudo famílias na faixa etária de 25 a 65 anos no período de 2010 a 2012. As atividades foram realizadas semanalmente com a duração de uma hora em um laboratório de comunicação alternativa. Todas as atividades foram filmadas e, após a transcrição dos relatos verbais dos participantes. As categorias obtidas foram analisadas de acordo com as etapas do programa. Os resultados indicaram que as famílias perceberam: a necessidade do uso dos sistemas gráficos para a comunicação, importância da adaptação dos materiais e a necessidade de perceber as diferentes habilidades de seus filhos. O trabalho reforçou a necessidade de orientação sistemática e contínua para as famílias, assim como, destacou o uso dos sistemas gráficos no contexto da linguagem.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, R. Hygino Muzzi Filho,737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, R. Hygino Muzzi Filho,737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil
dc.format.extent89-102
dc.identifierhttp://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43427
dc.identifier.citationInformática na Educação, v. 16, n. 2, p. 89-102, 2013.
dc.identifier.fileISSN19821654-2013-16-02-89-102.pdf
dc.identifier.issn1982-1654
dc.identifier.lattes8011027851554959
dc.identifier.lattes5154063375333536
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114757
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofInformática na Educação
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpt
dc.subjectINCLUSÃOpt
dc.subjectFAMÍLIApt
dc.subjectCOMUNICAÇÃO ALTERNATIVApt
dc.titlePrograma de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativapt
dc.title.alternativeTraining program for families of alternative communication usersen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8011027851554959
unesp.author.lattes5154063375333536
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN19821654-2013-16-02-89-102.pdf
Tamanho:
633.49 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format