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Publicação:
A educação a distância e a Teoria de Vygotski como fundamentos para a inclusão escolar de pessoas com deficiência visual

dc.contributor.authorTrentin, Denise Gregory [UNESP]
dc.contributor.authorSchlünzen Junior, Klaus [UNESP]
dc.contributor.authorSeabra Junior, Manoel [UNESP]
dc.contributor.authorGonzalez, Eduardo Rene Perez [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:31Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:31Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA atual pesquisa relata a análise do uso dos caminhos isotrópicos, por uma pessoa com deficiência visual. Esta análise fundamentou-se nas teorias de Vygotski, no conceito de zona de desenvolvimento proximal e sócio construtivismo. A pesquisa mostrou como a pessoa com deficiência visual avançou em seu aprendizado utilizando seus caminhos isotrópicos. Observou-se o uso de caminho isotrópico externo, na atuação do monitor junto ao cursista para acessar as ferramentas e acompanhar no desenvolvimento das atividades do curso. A proposta da contribuição de outra pessoa auxiliando na aprendizagem e inclusão das pessoas com deficiência visual na Educação a Distância, e sua denominação como caminho isotrópico externo é uma contribuição importante do trabalho. Foram elaboradas recomendações futuras para melhorar as condições de acessibilidade e interação das pessoas com deficiência visual no Ambiente Virtual de Aprendizagem Teleduc, visando a uma maior autonomia e independência destas pessoas.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física, Química e Biologia, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
dc.format.extent11522-11534
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11522-11534
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-11522-11534.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes1845236241293068
dc.identifier.lattes5943919093617181
dc.identifier.orcid0000-0002-5623-6093
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141800
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titleA educação a distância e a Teoria de Vygotski como fundamentos para a inclusão escolar de pessoas com deficiência visualpt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes1845236241293068
unesp.author.lattes5943919093617181
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEstatística - FCTpt
unesp.departmentEducação Física - FCTpt
unesp.departmentFísica, Química e Biologia - FCTpt

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