Logo do repositório
 

Formação de professores à luz de Meirieu: interação reflexiva sobre a prática educativa

dc.contributor.authorCruz, Sonia Aparecida Belletti
dc.contributor.authorInforsato, Edson do Carmo [UNESP]
dc.contributor.authorStefanini, Maria Cristina Bergonzoni [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:36Z
dc.date.available2015-07-15T18:27:36Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractAction-research conducted in a a Brazilian public elementary school. Using the tools provided by Meirieu, the point was to offer teachers the possibility of improving their perception of their own knowledge and practice. The process consisted in filming classes and watching the films together for reflexive interaction. When given the chance to look at themselves, their practice and their students, the teachers started to do build a new perspective of the learning process and to deconstruct certain truths regarding their interventions, which brought in new outlooks, new discourse and new practices.en
dc.description.abstractInvestigación-acción que se llevó a cabo en una escuela pública de Enseñanza Fundamental en Brasil. Aplicando las herramientas metodológicas de Meirieu, se objetivó ofrecer a los maestros una mejor percepción de sus conocimientos y prácticas. La acción se constituyó en grabación de las clases para posterior discusión de los filmes e interacción reflexiva. Cuando pueden mirar a sí mismos, su práctica y a sus alumnos, las profesoras comenzaron a construir nueva forma de ver el proceso de aprendizaje y deconstruir ciertas verdades sobre sus intervenciones, lo que les ha llevado a nuevas visiones, nuevos discursos y nuevas prácticas.es
dc.description.abstractPesquisa-ação realizada em escola pública estadual do Ensino Fundamental. Aplicando as ferramentas de Meirieu, objetivou-se oferecer às professoras possibilidade de melhor percepção em relação aos seus saberes e fazeres. Constituiu-se de filmagem das aulas e posterior discussão dos filmes e interação reflexiva. Ao poderem olhar para si, para sua prática e para seus alunos, as professoras passaram a construir nova maneira de ver o processo de aprendizagem e a desconstruir certas verdades a respeito das suas intervenções, fato que lhes trouxe novos olhares, novos discursos e novas práticas.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.format.extent417-434
dc.identifierhttp://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/37410/24153
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n. 2, p. 417-434, 2012.
dc.identifier.fileISSN1678-166X-2012-28-02-417-434.pdf
dc.identifier.issn1678-166X
dc.identifier.lattes0808641991057006
dc.identifier.lattes0792309624270467
dc.identifier.orcid0000-0003-1939-3580
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124741
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Política e Administração da Educação
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectContinued educationen
dc.subjectTeaching knowledgeen
dc.subjectReflexive interactionen
dc.subjectMeirieu´s methodological toolsen
dc.subjectTeaching practiceen
dc.subjectFormación continuadaes
dc.subjectConocimiento docentees
dc.subjectInteracción reflexivaes
dc.subjectHerramientas metodológicas de Meirieues
dc.subjectPráctica docentees
dc.subjectFormação continuadapt
dc.subjectConhecimento docentept
dc.subjectInteração reflexivapt
dc.subjectFerramentas metodológicas de Meirieupt
dc.subjectPrática docentept
dc.titleFormação de professores à luz de Meirieu: interação reflexiva sobre a prática educativapt
dc.title.alternativeMeirieu's concepts and tools: reflexive interaction on teaching practicesen
dc.title.alternativeFormación de profesores a la luz de Meirieu: interacción reflexiva en la práctica educativaes
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes0808641991057006
unesp.author.lattes0792309624270467[2]
unesp.author.orcid0000-0003-1939-3580[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentDidática - FCLARpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1678-166X-2012-28-02-417-434.pdf
Tamanho:
640.41 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format