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Publicação:
Um estudo das produções acadêmicas sobre proposta pedagógica do ensino fundamental e médio na perspectiva da educação especial

dc.contributor.advisorManzoli, Luci Pastor [UNESP]
dc.contributor.authorFranco, Melina Rosa da Silveira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-04-12T11:41:42Z
dc.date.available2019-04-12T11:41:42Z
dc.date.issued2018-12-17
dc.description.abstractO Projeto Político Pedagógico é um instrumento de construção coletiva que envolve todos os membros da comunidade escolar, fazendo-se necessário garantir a Educação Especial tendo em vista o comprometimento com a educação inclusiva que visa o acolhimento à diversidade, a aceitação das diferenças individuais e um ensino de qualidade. Teve por objetivo maior, mapear e identificar as teses e dissertações dos repositórios e bibliotecas digitais das universidades públicas do estado de São Paulo, que versam sobre o Projeto Político Pedagógico que contemplam a Educação Especial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa por permitir ao pesquisador interpretar, descobrir, analisar os dados e elaborar indagações. Refere-se a uma análise documental por trazer contribuições de diversos autores sobre determinado assunto que permite ser reelaborado desvelando aspectos novos de um problema. A coleta de dados foi direcionada para as Universidades Públicas do Estado de São Paulo no Repositório Institucional da UNESP, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, no Repositório Institucional da UFSCar, na Biblioteca Digital da UNICAMP e Repositório Institucional da UNIFESP. Os resultados apontaram para duas produções voltadas especificamente para a Educação Especial e o Projeto Político Pedagógico, indo ao encontro dos objetivos do presente estudo. Os autores apresentam as políticas públicas como documento norteador da garantia dos direitos dos alunos com deficiência, bem como apontam para um aporte teórico contemplando a Educação Especial no Projeto Político Pedagógico como a garantia dos direitos desses alunos à um atendimento de qualidade e equidadept
dc.description.abstractThe Political Educational Project is an instrument built collectively that involves every member of the school’s community, and so it becomes necessary to guarantee Special Education that is committed to inclusive education that aims for sheltering diversity, accepting individual differences and providing education of good quality. The biggest objective was mapping and identifying thesis and dissertations from digital libraries and depositories in public universities from the state of São Paulo, texts that discussed Political Educational Projects that contemplated Special Education. It was a qualitative research because it allowed the researcher to interpret, discover, analyze data and elaborate questions. It refers to a documental analysis because it brought contributions from different authors about a specific subject, and these contributions were redrawn, unraveling new aspects to a known problem. The data collection was focused on the São Paulo State Universities in UNESP’s digital repository, USP’s Digital Thesis and Dissertations Library, UFSCar’s Institutional Repository, UNICAMP’s Digital Library and UNIFESP’s Digital Repository. The results pointed to two papers specifically aimed at Special Education and Political Educational Projects, which were a match to the objectives of this research. The authors present public policies as documents that would guide the guarantee to the rights of students with disabilities, as well as point to a theoretical framework that contemplates Special Education in Political Educational Projects as the guarantee to these students receiving good, attentive support.en
dc.identifier.aleph000915072
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.lattes2469098115508385
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/181493
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectPolíticas públicaspt
dc.titleUm estudo das produções acadêmicas sobre proposta pedagógica do ensino fundamental e médio na perspectiva da educação especialpt
dc.title.alternativeA study of academic productions on the pedagogical proposal of fundamental and average education in the perspective of special educationen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.advisor.lattes2469098115508385
unesp.advisor.orcid0000-0002-1516-0619
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaFormação do professor, trabalho docente e práticas pedagógicaspt

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