Publicação:
A educação interprofissional na graduação de medicina e enfermagem: vivênvias e percepções de alunos

dc.contributor.advisorCyrino, Antônio de Pádua Pithon [UNESP]
dc.contributor.advisorSimonetti, Janete Pessuto [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Lucas Cardoso dos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-12-10T14:22:12Z
dc.date.available2015-12-10T14:22:12Z
dc.date.issued2015-08-21
dc.description.abstractIn the last decade a great effort has been taken, within the undergraduate courses of Professional Health Care, in order to redefine the formation for a better assistance in the Public Health System in Brazil. This process had some multiple influences, such as the National Guidelines for Education and the Health and Education Ministry so that a most humanized and developed formation could be reached, focusing in teaching-learning in different sceneries with inter professional scope. The interprofessional education has been pointed out as a valuable tool, able to promote changes in the teaching scenery, focusing in efficient practices to deal with social and health problems. It has become even more valuable given its potential in the formation of professionals of health strengthening their understanding to work in teams, crucial to reach an integral care for the individuals, families and communities. In this perspective, the aim of this study was to understand the perception and experiences in inter professional education during the subject Interaction among University, Services and Community I and II among students of the Medical and Nursing undergraduate courses at the Medicine College in Botucatu. To reach this purpose, a survey with qualitative scope was performed, in which the students of the medical and nursing courses were interviewed using a semi structured instrument. The organization and data analysis were guided according to the method of Thematic Content Analyses of Bardin. As a result three categories were raised: The experience in inter professional education allowing the student to better understand his colleagues from the other courses; Learning about the Other brings benefits to his professional formation; The role of professor-tutor as a mediator in the professional formation. The students consider the colleague as a source of learning, which can make it easier to share knowledge and to have an approach with the ...en
dc.description.abstractNa última década, fez-se um grande esforço, no âmbito das graduações de profissões da saúde, para reorientar a formação de modo a melhor atender às necessidades do Sistema Único de Saúde. Influenciaram este processo as novas Diretrizes Curriculares Nacionais das profissões da saúde e o relevante papel indutivo realizado pelos Ministérios da Saúde e Educação para se alcançar uma formação mais humanizada e desenvolvida mediante processo de ensino-aprendizagem em diferentes cenários e com práticas de interprofissionalidade. A educação interprofissional tem sido apontada como uma ferramenta capaz de promover mudanças nos cenários de ensino, buscando práticas eficientes para o enfrentamento dos problemas sociais e de saúde. E vem sendo, cada vez mais, valorizada dado o seu potencial na formação de profissionais de saúde mais preparados para o trabalho em equipe, característica essencial para se alcançar um cuidado integral de indivíduos, famílias e comunidades. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo foi compreender a percepção e a vivência de educação interprofissional, nas disciplinas de Interação Universidade, Serviços e Comunidade I e II, entre discentes dos cursos de Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu. Para tanto, realizou-se pesquisa de natureza qualitativa, que teve a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. A organização e análise dos dados empregada foi orientada segundo o Método de Análise de Conteúdo proposto por Bardin. Como resultados, emergiram três categorias temáticas: A experiência de Educação interprofissional permite que o aluno compreenda melhor o colega do outro curso; Aprender sobre o outro traz benefícios para a formação profissional; O papel do professor-tutor como mediador no processo de formação profissional. Os alunos consideram o colega como uma fonte de aprendizado, o que pode facilitar o compartilhamento de...pt
dc.format.extent134 f.
dc.identifier.aleph000853888
dc.identifier.capes33004064078P9
dc.identifier.citationSANTOS, Lucas Cardoso dos. A educação interprofissional na graduação de medicina e enfermagem: vivênvias e percepções de alunos. 2015. 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2015.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/24-11-2015/000853888.pdf
dc.identifier.lattes0331989627894759
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/131845
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação médica - Aspectos sociaispt
dc.subjectCuidados primários de saúdept
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectPesquisa qualitativapt
dc.subjectMedical education - Social aspectspt
dc.titleA educação interprofissional na graduação de medicina e enfermagem: vivênvias e percepções de alunospt
dc.title.alternativeThe interprofessional education in udergraduate medical and nursing: experiences and perceptiona of studentsen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes8671469070220479[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-9184-5927[1]
unesp.author.lattes0331989627894759
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatupt
unesp.graduateProgramSaúde Coletiva - FMBpt
unesp.knowledgeAreaSaúde públicapt
unesp.researchAreaFormação profissionalpt

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