Logotipo do repositório
 

Publicação:
Gestão de processos de uma plataforma de investimentos: estudo de caso da monetização de usuários

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Hojo, Ossamu

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Engenharia Química - IQ

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O objetivo deste trabalho foi apresentar como a gestão de processos teve impacto positivo na monetização de usuários de uma plataforma do ramo de investimentos, de uma empresa de tecnologia. Os processos analisados e atividades implementadas como time responsável, o time de Negócios, o qual engloba as áreas Comercial e Inteligência de mercado, em conjunto com os times de CRM, Marketing, Produto e Dados. Como se trata de gestão de processos com foco em monetização, foi necessário compreender a fundo o que envolve a gestão de processos nas empresas e estudar sobre a monetização em plataformas online, os fatores que a influenciam e o modo de adequar a gestão de processos à ela. Ainda, foi importante definir o BPM (Business Process Management) como a metodologia utilizada para o gerenciamento dos processos de monetização. Como se trata de monetização, há uma forte relação produto-cliente, então foi necessário adaptar a metodologia BPM e integrá-la com outras metodologias de gestão, qualidade e de marketing. Os métodos escolhidos para integrar ao BPM foram o Diagrama de Ishikawa, importante ferramenta para analisar as causas-raízes de um problema; Matriz de Eisenhower, simples e prática ferramenta que auxilia na priorização das atividades; 4 Ps e 4 Cs de marketing, pilares essenciais para mapear a situação atual do produto e como o cliente se relaciona com ele, bem como para traçar a melhor estratégia de marketing, que se traduz em monetização dos usuários.

Resumo (inglês)

This work aims to manage processes with a focus on monetizing users of a platform in the investment sector of a technology company. The analyzed processes and activities integrated with the responsible team, the Business team, which includes the Commercial and Market Intelligence areas, together with the CRM, Marketing, Product and Data teams. As this is process management with a focus on monetization, it was necessary to understand in depth what process management involves in companies and to study monetization on online platforms, the factors that influence it and how to adapt process management to it. Furthermore, it was important to define BPM (Business Process Management) as the methodology used to manage monetization processes. As it is about monetization, there is a strong product-customer relationship, so it was necessary to adapt the BPM methodology and integrate it with other management, quality and marketing methodologies. The methods chosen to be integrated into BPM were the Ishikawa Diagram, an important tool for analyzing the root causes of a problem; Eisenhower Matrix, a simple and practical tool that helps in prioritizing activities; 4 Ps and 4 Cs of marketing, essential pillars to map the current situation of the product and how the customer relates to it, as well as to outline the best marketing strategy, which translates into monetization of users.

Descrição

Palavras-chave

Gestão, Processos, Administração, Investimentos, Gerenciamento

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação