Publicação: Gestão de processos de uma plataforma de investimentos: estudo de caso da monetização de usuários
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Data
Autores
Orientador
Hojo, Ossamu 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia Química - IQ
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O objetivo deste trabalho foi apresentar como a gestão de processos teve impacto
positivo na monetização de usuários de uma plataforma do ramo de investimentos, de
uma empresa de tecnologia. Os processos analisados e atividades implementadas
como time responsável, o time de Negócios, o qual engloba as áreas Comercial e
Inteligência de mercado, em conjunto com os times de CRM, Marketing, Produto e
Dados. Como se trata de gestão de processos com foco em monetização, foi
necessário compreender a fundo o que envolve a gestão de processos nas empresas
e estudar sobre a monetização em plataformas online, os fatores que a influenciam e
o modo de adequar a gestão de processos à ela. Ainda, foi importante definir o BPM
(Business Process Management) como a metodologia utilizada para o gerenciamento
dos processos de monetização. Como se trata de monetização, há uma forte relação
produto-cliente, então foi necessário adaptar a metodologia BPM e integrá-la com
outras metodologias de gestão, qualidade e de marketing. Os métodos escolhidos
para integrar ao BPM foram o Diagrama de Ishikawa, importante ferramenta para
analisar as causas-raízes de um problema; Matriz de Eisenhower, simples e prática
ferramenta que auxilia na priorização das atividades; 4 Ps e 4 Cs de marketing, pilares
essenciais para mapear a situação atual do produto e como o cliente se relaciona com
ele, bem como para traçar a melhor estratégia de marketing, que se traduz em
monetização dos usuários.
Resumo (inglês)
This work aims to manage processes with a focus on monetizing users of a platform
in the investment sector of a technology company. The analyzed processes and
activities integrated with the responsible team, the Business team, which includes the
Commercial and Market Intelligence areas, together with the CRM, Marketing, Product
and Data teams. As this is process management with a focus on monetization, it was
necessary to understand in depth what process management involves in companies
and to study monetization on online platforms, the factors that influence it and how to
adapt process management to it. Furthermore, it was important to define BPM
(Business Process Management) as the methodology used to manage monetization
processes. As it is about monetization, there is a strong product-customer relationship,
so it was necessary to adapt the BPM methodology and integrate it with other
management, quality and marketing methodologies. The methods chosen to be
integrated into BPM were the Ishikawa Diagram, an important tool for analyzing the
root causes of a problem; Eisenhower Matrix, a simple and practical tool that helps in
prioritizing activities; 4 Ps and 4 Cs of marketing, essential pillars to map the current
situation of the product and how the customer relates to it, as well as to outline the best
marketing strategy, which translates into monetization of users.
Descrição
Palavras-chave
Gestão, Processos, Administração, Investimentos, Gerenciamento
Idioma
Português