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Formação inicial de professores:desafios na inclusão de alunos com TEA na educação básica

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Orientador

Sarti, Flavia Medeiros

Coorientador

Bichof, Michelle Cristina Bueno

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Pedagogia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho tem como foco a formação de professores, mais especificamente no que se refere ao preparo para o trabalho junto a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Parte do pressuposto que a formação inicial de futuros professores assume central importância para os processos de inclusão escolar dos alunos autistas. O estudo foi realizado em um curso de licenciatura, de uma universidade estadual no interior do estado de São Paulo, no que se refere ao preparo de futuros professores às demandas específicas de alunos com TEA na Educação Básica. Analisou-se as contribuições e desafios da formação inicial de professores desta mesma universidade, no curso de Licenciatura em Pedagogia, seu impacto na atuação prática dos docentes para a inclusão e aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da Educação Básica. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, baseada na interpretação das percepções e experiências de quatro professores principiantes da Educação Básica, egressos desse mesmo curso (turma de 2022), sobre sua formação para o ensino de alunos com TEA. Os dados empíricos foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, e também realizada uma revisão da literatura dos últimos sete anos no banco de dados da CAPES. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, contemplando as entrevistas e a revisão da literatura, de modo a possibilitar uma compreensão mais ampla acerca dos desafios e potencialidades da formação docente no contexto da educação inclusiva. O estudo evidenciou que a formação inicial, embora contemple aspectos relacionados à inclusão, ainda se apresenta de forma superficial, deixando lacunas e trazendo desafios aos professores principiantes para lidar com a complexidade da educação inclusiva, reforçando a necessidade de investimentos na formação inicial e continuada. A pesquisa também aponta que comunidades de prática podem favorecer o desenvolvimento profissional e a efetividade da inclusão escolar.

Resumo (inglês)

This study focuses on teacher training, specifically regarding preparation for working with students with Autism Spectrum Disorder (ASD). It assumes that the initial training of future teachers is crucial for the school inclusion of autistic students. The study was conducted in a teaching program at a state university in the interior of the state of São Paulo, focusing on preparing future teachers for the specific demands of students with ASD in Basic Education. The study analyzed the contributions and challenges of initial teacher training at this same university, in the Pedagogy Licentiate program, and its impact on the practical work of teachers regarding the inclusion and learning of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Basic Education. The research adopted a qualitative approach, based on the interpretation of the perceptions and experiences of four beginning Basic Education teachers, graduates of this same program (class of 2022), regarding their training for teaching students with ASD. Empirical data were collected through semi-structured interviews, and a literature review of the last seven years was conducted in the CAPES database. Data analysis was conducted through content analysis, encompassing the interviews and the literature review, to enable a broader understanding of the challenges and potential of teacher training in the context of inclusive education. The study highlighted that initial training, although addressing aspects related to inclusion, remains superficial, leaving gaps and posing challenges for beginning teachers in dealing with the complexities of inclusive education, reinforcing the need for investment in initial and continuing education. The research also indicates that communities of practice can foster professional development and the effectiveness of school inclusion.

Descrição

Palavras-chave

Formação inicial de professores, Educação inclusiva, Autismo

Idioma

Português

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