Publicação:
Aproximações entre as comunidades científica, amadora e escolar: estudando as potencialidades de observatórios astronômicos para a educação em astronomia

dc.contributor.authorLanghi, Rodolfo [UNESP]
dc.contributor.authorScalvi, Rosa Maria Fernandes [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:59:56Z
dc.date.available2016-03-02T12:59:56Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractThis article considers some potential of activities developed in non-formal education in astronomy, like astronomical observatories and other related establishments. This kind of research is less explored in our country. We present, in this text, a model to study possible relations among these kinds of communities: the scientific, the amateur and the professional, applicable in astronomical observatories, in a motion against the local and punctual activities dispersion and pulverization of these establishments, and against the use of common sense to develop their activities, aiming the advancement of the astronomy education and its national research.en
dc.description.abstractEste artigo considera brevemente algumas das potencialidades, ainda pouco exploradas em nosso país, referentes às atividades desenvolvidas em ambientes não escolares de ensino de astronomia, tais como os observatórios astronômicos e demais estabelecimentos relacionados. Apresentamos um modelo que aborda aproximações possíveis entre as comunidades científica, amadora e profissional, aplicáveis em observatórios astronômicos, seguindo um movimento de sentido contrário à dispersão e pulverização de esforços pontuais destes estabelecimentos e da realização de suas atividades embasadas no senso comum, visando o desenvolvimento nacional da educação em astronomia e de sua pesquisa.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Luis Edmundo Carrijo Coube 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Luis Edmundo Carrijo Coube 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil
dc.format.extent67-80
dc.identifierhttp://instrumento.ufjf.emnuvens.com.br/revistainstrumento/article/view/2642
dc.identifier.citationInstrumento - Revista em estudo e pesquisa em educação, v. 15, n. 1, p. 25-38, 2013.
dc.identifier.fileISSN1984-5499-2013-15-01-25-38.pdf
dc.identifier.issn1984-5499
dc.identifier.lattes0492600439402115
dc.identifier.lattes7412952908466931
dc.identifier.orcid0000-0002-3291-5382
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135145
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofInstrumento - Revista em estudo e pesquisa em educação
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectAstronomy educationen
dc.subjectTeacher formationen
dc.subjectRelations among scientificen
dc.subjectAmateur and professional communitiesen
dc.subjectAstronomical observatoryen
dc.subjectScientific popularizationen
dc.subjectEducação em astronomiapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectRelações comunidade científica/ amadora/escolarpt
dc.subjectObservatório astronômicopt
dc.subjectDivulgação científicapt
dc.titleAproximações entre as comunidades científica, amadora e escolar: estudando as potencialidades de observatórios astronômicos para a educação em astronomiapt
dc.title.alternativeApproaches between the scientific, amateur and school communities: studying the potential of astronomical observatories for astronomy educationen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0492600439402115
unesp.author.lattes7412952908466931[1]
unesp.author.orcid0000-0002-3291-5382[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentFísica - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1984-5499-2013-15-01-25-38.pdf
Tamanho:
246.47 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format