Logotipo do repositório
 

Publicação:
A formação de professores e a importância das tecnologias da informação e comunicação

dc.contributor.authorPedro, Ketilin M. [UNESP]
dc.contributor.authorChacon, Miguel Claúdio Moriel [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:11Z
dc.date.available2016-06-28T17:32:11Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractObjetivamos identificar a opinião dos professores de uma escola da rede pública municipal a respeito do uso das tecnologias da informação e comunicação na educação (TICs), especificamente os softwares educativos. O desafio à introdução dos computadores na educação é muito grande, o qual apresenta aspectos positivos e negativos. Para introduzir a informática na instituição escolar, é necessário que os professores tenham formação na área, além de um plano pedagógico, em que estão traçados os objetivos de sua utilização como recurso pedagógico, bem como a escolha dos recursos tecnológicos para atingir eficientemente os objetivos. Dessa maneira, podemos apontar que a formação de professores é um aspecto essencial para que a inserção das TICs no ambiente escolar obtenha sucesso, sendo esse um assunto pertinente que deve ser abordado em licenciaturas, especializações, pós-graduação e cursos de formação continuada. Para a realização da coleta de dados elaboramos um questionário abordando a formação acadêmica dos professores e também a opinião sobre a eficácia sobre a utilização dessas tecnologias na educação. Os dados demonstraram que os professores não recebem nos seus cursos de formação informações a respeito do uso das TICs na educação e desconhecem a ampla gama de softwares educativos disponíveis, como também não conhecem a maneira mais adequada de selecionar esse recurso.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC)
dc.format.extent6609-6620
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6609-6620
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-6609-6620.pdf
dc.identifier.issn9708-2011
dc.identifier.lattes3168297318782887[2]
dc.identifier.orcid0000-0002-6473-8958
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139915
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFormação de Professorespt
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt
dc.subjectSoftwares educativospt
dc.titleA formação de professores e a importância das tecnologias da informação e comunicaçãopt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3168297318782887[2]
unesp.author.orcid0000-0002-6473-8958[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2236-9708-2011-6609-6620.pdf
Tamanho:
41.07 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format