Logotipo do repositório
 

Publicação:
A Revolução Tecnológica Microeletrônica e o Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do Centro Paula Souza: uma análise acerca da educação tecnológica como formadora de força de trabalho

dc.contributor.advisorNovaes, Henrique Tahan [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Douglas Antonio Rodrigues [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-16T18:24:10Z
dc.date.available2017-01-16T18:24:10Z
dc.date.issued2016-12-14
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo relacionar a Revolução Tecnológica Microeletrônica na concepção do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do CEETEPS. Como procedimento metodológico foi utilizada a pesquisa bibliográfica e análise documental. Considerando que a Revolução Tecnológica Microeletrônica foi um fenômeno marcante na segunda metade do século XX no campo do trabalho, buscou-se compreender como seus efeitos incidiram no sistema de Educação Tecnológica brasileiro, país de economia tardia. O trabalho está estruturado em três capítulos. No primeiro foi realizada uma discussão acerca da Revolução Tecnológica Microeletrônica e sua participação no processo de reestruturação produtiva mundial. No segundo fazemos alguns apontamentos pertinentes à legislação e políticas públicas para a expansão do ensino superior tecnológico brasileiro desde seus primeiros passos - no final dos anos 1960 - dentro do contexto educacional brasileiro e de suas particularidades. No terceiro capítulo apresentamos uma discussão acerca da concepção do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do CEETEPS - através de seu Projeto Político Pedagógico -, documentação e propostas. Nas conclusões relacionamos todos os pontos apresentados nos capítulos anteriores com o processo de formulação do CST em Automação Industrial do CEETEPS e seu novo modelo de formação profissional baseado em cursos de curta duração e que atendiam requisitos para formação de força de trabalho que era demandada à época.pt
dc.description.abstractThe present study aims to relate the Technological Microelectronic Revolution in the design of the Higher Technological Course in Industrial Automation of CEETEPS. As a methodological procedure, bibliographical research and documentary analysis were used. Considering that the Microelectronic Technological Revolution was a marked phenomenon in the second half of the 20th century in the field of work, it was sought to understand how its effects affected the Brazilian Technological Education system, a country of late economy. The work is structured in three chapters. In the first, a discussion was held about the Microelectronic Technological Revolution and its participation in the process of world productive restructuring. In the second, we make some pertinent notes to the legislation and public policies for the expansion of Brazilian technological higher education since its first steps - in the late 1960s - within the Brazilian educational context and its particularities. In the third chapter we present a discussion about the design of the Higher Technological Course in Industrial Automation CEETEPS - through its Political Project Pedagogical - documentation and proposals. In the conclusions we related all the points presented in the previous chapters with the process of formulating the CST in Industrial Automation CEETEPS and its new model of vocational training based on short courses and that met requirements for training of workforce that was demanded at the time.en
dc.identifier.aleph000878335
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.lattes5282506732444510
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148009
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectRevolução tecnológica microeletrônicapt
dc.subjectCentro Paula Souzapt
dc.subjectCurso superior de Tecnologiapt
dc.subjectProjeto político pedagógicopt
dc.subjectTecnologia em Automação Industrialpt
dc.subjectMicroelectronics revolutionen
dc.subjectTechnological degreeen
dc.subjectPolitical pedagogical projecten
dc.subjectTechnological degree in Industrial Automationen
dc.titleA Revolução Tecnológica Microeletrônica e o Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do Centro Paula Souza: uma análise acerca da educação tecnológica como formadora de força de trabalhopt
dc.title.alternativeThe Microelectronic Technological Revolution and the Superior Course of Technology in Industrial Automation of the Centro Paula Souza: an analysis about technological education as a form of workforceen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5282506732444510
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaPolíticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociaispt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_dar_me_mar_sub.pdf
Tamanho:
386.61 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.11 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: