Logotipo do repositório
 

Publicação:
Os impactos pessoais e acadêmicos para os estudantes que iniciaram a universidade durante a pandemia do Covid-19

dc.contributor.advisorOsti, Andréia [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Vitória de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2024-12-17T12:55:10Z
dc.date.available2024-12-17T12:55:10Z
dc.date.issued2024-12-04
dc.description.abstractO presente trabalho realizou uma investigou a temática da Satisfação Acadêmica no ensino superior, analisando quais são os fatores que envolvem a satisfação e a insatisfação dos estudantes com a vida acadêmica e como corroboram para a permanência ou abandono dos universitários. A pesquisa bibliográfica qualitativa e descritiva utilizou artigos de bases como Scielo e acervos das bibliotecas da Unicamp, USP e UNESP, considerando publicações dos últimos cinco anos. Foram exploradas cinco dimensões: Institucional, Profissional, Interpessoal, Recursos Financeiros, Aprendizagem/Rendimento Acadêmico e Ensino. Resultados indicaram que a pandemia impactou significativamente os estudantes, com altos níveis de ansiedade e sintomas obsessivo-compulsivos (Pereira, 2021). A satisfação acadêmica, segundo Almeida (2019), afeta positivamente ou negativamente o desenvolvimento social, relacional e cognitivo dos discentes ao longo da graduação. Este estudo contribui para compreender os fatores que influenciam a experiência acadêmica e busca auxiliar no desenvolvimento de práticas que promovam maior satisfação no ambiente universitário.pt
dc.description.abstractThe present work carried out an investigation into the topic of Academic Satisfaction in higher education, analyzing the factors that involve students' satisfaction and dissatisfaction with academic life and how they contribute to the retention or abandonment of university students. The qualitative and descriptive bibliographic research used articles from databases such as Scielo and collections from the libraries of Unicamp, USP and UNESP, considering publications from the last five years. Five dimensions were explored: Institutional, Professional, Interpersonal, Financial Resources, Learning/Academic Performance and Teaching. Results indicated that the pandemic significantly impacted students, with high levels of anxiety and obsessive-compulsive symptoms (Pereira, 2021). Academic satisfaction, according to Almeida (2019), positively or negatively affects the social, relational and cognitive development of students throughout their undergraduate studies. This study contributes to understanding the factors that influence the academic experience and seeks to assist in the development of practices that promote greater satisfaction in the university environment.en
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/259161
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectSatisfação acadêmicapt
dc.subjectPandemiapt
dc.subjectUniversidadept
dc.subjectAcademic satisfactionen
dc.subjectPandemicen
dc.subjectUniversiten
dc.titleOs impactos pessoais e acadêmicos para os estudantes que iniciaram a universidade durante a pandemia do Covid-19pt
dc.title.alternativeThe personal and academic impacts for students starting university during the Covid-19 pandemicen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateRio Claro - IGCE - Geografiapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
oliveira_v_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
907.45 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
oliveira_v_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
345.22 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: