Logotipo do repositório
 

Publicação:
A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicas

dc.contributor.advisorPadovani, Marina
dc.contributor.advisorNeves, Luciano
dc.contributor.advisorFernandes, Angelo José [UNESP]
dc.contributor.authorChamun, Walter Williams Albrechet [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-06-06T15:33:18Z
dc.date.available2018-06-06T15:33:18Z
dc.date.issued2017-07-28
dc.description.abstractEste trabalho visa a construção de um protocolo pedagógico que ofereça estratégias para auxiliar cantores na transição entre os gêneros lírico, música de câmara brasileira e belting em português, além de apresentar um modelo de condicionamento pedagógico vocal baseado em conceitos de fisiologia da voz e de aproveitamento máximo da musculatura laríngea, emprestados da ciência da fisioterapia, uma vez que na área de voz ainda não há muitos trabalhos que norteiem quantidade e qualidade vocal relativos aos limites físicos de uso da musculatura envolvida no processo de cantar em qualquer que seja o gênero. Objetivos específicos: 1. Descrever cada gênero em seus conceitos estilísticos; 2. Construir e fundamentar o protocolo de estratégias de transição entre os gêneros; 3. Testar a aplicabilidade do protocolo com um sujeito. Com os resultados obtidos pelas avaliações de laringe e dados espectrográficos, notou-se uma melhora da performance da cantora analisada em todos os gêneros abordados, sendo verificados aumento de energia de espectro, maior regularidade de vibrato e um auto relato da cantora de mais facilidade de emissão em todos os gêneros. O trabalho possibilitou uma reflexão sobre as dificuldades dos cantores em suas práxis diárias no mercado de trabalho, trouxe novos dados para os professores referentes ao direcionamento das suas prática e construção pedagógica bem como avaliações qualitativa e quantitativa de exercícios vocais e sua aplicabilidade.pt
dc.description.abstractThis work seeks to develop a pedagogical protocol with strategies that try to help singers transition across genres, namely lyrical, Brazilian chamber music and belting sung in Portuguese, besides offering a model for pedagogical vocal conditioning based on concepts of voice physiology and the best use of the laryngeal musculature, borrowed from the physical therapy science, since there are not enough studies within the voice field to scaffold vocal quantity and quality as to the physical limits of the muscles involved in singing whichever the genre. Specific aims: 1. stylistically describing the genres in the study; 2. designing and theoretically supporting the genre transition protocol; 3. trying out the protocol with a subject. The results from larynx analyses and spectrographic data revealed an improvement in the studied singer’s performance in all genres, with an increase in the energy of spectrum, higher vibrato evenness and the singer’s account of ease emission. The study cast a reflection on the difficulties singers find in their professional daily praxis, brought voice teachers new data regarding their practice and pedagogical decisions as well as quantitative and qualitative assessments of vocal exercises and their applicability.en
dc.identifier.aleph000902466
dc.identifier.capes33004013066P3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/154172
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectCantopt
dc.subjectPedagogia vocalpt
dc.subjectPerformancept
dc.subjectTransição de gêneros vocaispt
dc.subjectBettingpt
dc.subjectLíricopt
dc.subjectMúsica de câmara brasileirapt
dc.subjectSingingen
dc.subjectVocal pedagogyen
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectVocal genre transitionen
dc.subjectBeltingen
dc.subjectBrazilian chamber musicen
dc.titleA construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicaspt
dc.title.alternativeThe construction of vocal performance in Brazilian Portuguese in three models: lyrical, chamber and belting: pedagogical strategiesen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramMúsica - IApt
unesp.knowledgeAreaInterpretação/teoria e composiçãopt
unesp.researchAreaEpistemologia e práxis do processo criativo

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
chamun_wwa_me_ia.pdf
Tamanho:
13.36 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.03 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: