Logotipo do repositório
 

Publicação:
Consumo sustentável: curso de EAD como estratégia para a formação continuada de professores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Introdução: Nos dias de hoje, vem ocorrendo um significativo aumento do consumo ocasionando um volume enorme de resíduos. Este consumo de forma exagerada e os detritos por eles gerados são problemas que representam um grande desafio para o poder público e para a sociedade como um todo, pois geram impactos negativos na qualidade ambiental e de vida nas cidades. Pode-se considerar o consumo sustentável como um dos caminhos para a minimização desses impactos, criando nos consumidores uma consciência ecologicamente seletiva, desenvolvendo dentro do cotidiano novos hábitos de consumo mais responsáveis. Objetivos: O curso Consumo Sustentável em formato EaD, fez parte das atividades do CECEMCA – Centro de Formação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental – Unesp/MEC, tendo como público-alvo professores das séries iniciais da rede municipal de Rio Claro – SP, visando oferecer conhecimentos científicos e matemáticos, que contribuam para incorporação em suas práticas pedagógicas dos temas transversais “Consumo” e “Meio Ambiente”. O curso teve como objetivo central levar o professor a refletir mais profundamente sobre as dinâmicas sociais que implicam em impactos sócio-ambientais, e sobre seu papel social como agente de mudança na problemática do consumo e no que tange as problemáticas sócio-ambientais na atualidade. Métodos: A metodologia do curso teve como base o Ensino a Distância (EaD) da UNESP fazendo uso da plataforma gerenciadora de conteúdo – o TelEduc. O acesso ao curso pelo aluno ocorreu de acordo com sua disponibilidade de tempo e de acesso a um computador ligado a rede mundial de computadores – a Internet. O curso conta com meios de comunicação de forma síncrona, como a sala de bate-papo, e de forma assíncrona, através de um mural de discussões, agenda e e-mail. O acompanhamento do trabalho dos alunos foi feito através do agente Tutor, que acompanhava as atividades dos mesmos ao longo do curso. Assim também se deu a avaliação dos alunos, através da realização de tarefas relacionadas com os conteúdos trabalhados e através da participação no mural de discussões. Resultados: Houve grande interesse por parte dos professores e a participação ocorreu de forma maciça, entretanto, devido à falta de tempo para realizar as atividades houve algumas desistências, o que já era esperado. Os objetivos foram alcançados a partir do momento que pudemos perceber que os professores incorporaram as práticas abordadas em suas atividades, enriquecendo sua prática docente. Resumo: O curso foi desenvolvido e aplicado por alunas do curso de graduação em Geografia da Unesp - Rio Claro, e supervisionado pela docente. O contato com os alunos realizados através da plataforma TelEduc e de e-mails, sendo um dos motivos de sucesso do curso.

Descrição

Palavras-chave

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 068

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação