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Publicação:
Valores priorizados por estudantes universitários de um curso de psicologia de uma universidade pública

dc.contributor.authorSilva, Nelson Pedro da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-08-26T19:22:32Z
dc.date.available2015-08-26T19:22:32Z
dc.date.issued2015-06-01
dc.description.abstractMost research on the psychology of morality defines moral as the rules and values whose purpose is to regulate interpersonal relations. In this study, although I have considered such premise valid, I have also taken into account aspects related to the self. Thus, aiming at verifying whether university students are guided by values which are public, private and/or linked to glory, I have analyzed the values prioritized by them. Informants were 170 first-year psychology undergraduates in a public university located in western São Paulo state, male and female, with an average age of 20 years. To collect the data, I applied a questionnaire concerning factual factors (age, sex and religion) and the values cherished by the undergraduates. The results – analyzed according to the psychology of virtues – have shown that approximately 70% of the valid answers given by students pointed friendship (32%) and intelligence (35%) as the most prioritized values. Public values were hardly mentioned. Concerning the forms of glory, although the percentage for money and fame was not significant, when the informants justified the choice of friendship and intelligence, they conceived such values as a means to obtain money and fame. I have concluded that these individuals give little importance to the values related to duties (which are public) and to some form of individual harmony.en
dc.description.abstractA maioria das pesquisas acerca da psicologia da moralidade compartilha a definição de que a moral refere-se a regras e valores cujo propósito é regular as relações interpessoais. No presente estudo, consideramos essa premissa válida porém, também levamos em consideração aspectos relacionados ao Eu. Assim, analisamos os valores priorizados por universitários com a intenção de verificar se esses jovens se pautam por valores públicos, privados e/ou ligados à glória. Os informantes foram 170 estudantes do primeiro ano do curso de psicologia de uma universidade pública localizada na região oeste paulista, de ambos os sexos, com idade média de 20 anos. Para a coleta de dados, aplicamos um questionário contendo perguntas relacionadas aos fatores factuais (idade, sexo e religião) e aos valores prezados pelos universitários. Os resultados – analisados segundo a psicologia das virtudes – mostraram que aproximadamente 70,0% das respostas válidas emitidas pelos estudantes apontaram a amizade (32,0%) e a inteligência (35,0%) como os valores mais priorizados. Os valores públicos praticamente não foram mencionados. No tocante às formas de glória, apesar de o percentual não ter sido expressivo para dinheiro e fama, quando os informantes justificaram a opção pela amizade e pela inteligência, conceberam tais valores como meios para a obtenção de dinheiro e fama. Concluímos que esses sujeitos dão pouca importância aos valores relacionados aos deveres (públicos) e a alguma forma de harmonia individual.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia Evolutiva Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Assis
dc.format.extent391-407
dc.identifierhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022015000200391&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
dc.identifier.citationEducação e Pesquisa, v. 41, n. 2, p. 391-407, 2015.
dc.identifier.doi10.1590/S1517-97022015041615
dc.identifier.fileS1517-97022015000200391.pdf
dc.identifier.issn1517-9702
dc.identifier.lattes2584236760208481
dc.identifier.scieloS1517-97022015000200391
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/127485
dc.language.isopor
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de São Paulo
dc.relation.ispartofEducação e Pesquisa
dc.relation.ispartofsjr0,163
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectPsychology of moralityen
dc.subjectValuesen
dc.subjectUniversity studentsen
dc.subjectEthicsen
dc.subjectVirtuesen
dc.subjectPsicologia moralpt
dc.subjectValorespt
dc.subjectUniversitáriospt
dc.subjectÉticapt
dc.subjectVirtudespt
dc.titleValores priorizados por estudantes universitários de um curso de psicologia de uma universidade públicapt
dc.title.alternativeValues prioritized by psychology undergraduates of a public universityen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2584236760208481
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentPsicologia Evolutiva, Social e Escolar - FCLASpt

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