Logotipo do repositório
 

Publicação:
Percepção de acadêmicos de odontologia sobre o envelhecimento

dc.contributor.authorMoimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP]
dc.contributor.authorGarbin, Cléa Adas Saliba [UNESP]
dc.contributor.authorLolli, Luiz Fernando [UNESP]
dc.contributor.authorDossi, Ana Paula [UNESP]
dc.contributor.authorNayme, João Guilherme Rodrigues [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-01-28T16:54:48Z
dc.date.available2016-01-28T16:54:48Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractThe changes on learning space where Dentistry Students stay in front of social reality, by university extension, represent a strategy to form dentists according to Brazilian Curricular Directresses. In Araçatuba Dental School (FOA-UNESP), one of alternatives to add students on real locals of dentistry practices is the “Always Smiling Project – Dental Attention for institutionalized elderly in Araçatuba City, São Paulo State – Brazil”. The aim of this study was to verify the self-perception of dentistry students about aging before and after participation in this Project during one school year. To data collection, an instrument with 3 opened questions was performed and applied on 45 students, in the beginning of activities in 2009 and after 8 months. The answers were analyzed by content categorization. The results showed that the perception of students about old people was negative relating them with frail person that needs help and the students’ expectations were higher about clinical aspects of attention. In the end of school year was clear the difference of students’ comprehension about aging and their thoughts demonstrated the empathy resulting from relation. Besides, students related knowledge gain and noted that health attention involve others aspects that are over than biological space. It was possible to conclude that insertion of students in “Always Smiling” contributed to reflection and learn about aging process and suggest that practices like these should be added in Brazilian Universities.en
dc.description.abstractA diversificação dos cenários de aprendizagem com posicionamento dos graduandos frente a frente com a realidade social, por meio da extensão universitária, representa uma estratégia para a formação de profissionais de Odontologia segundo propósito das diretrizes curriculares nacionais. Na Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA-UNESP), uma das alternativas para a incorporação de acadêmicos nos cenários reais de práticas é o Projeto “Sempre Sorrindo – Atenção Odontológica a Idosos Institucionalizados de Araçatuba”. O objetivo desta pesquisa foi verificar a percepção de acadêmicos de Odontologia sobre o envelhecimento antes e após a participação por um ano letivo no referido projeto. Para a coleta dos dados, um questionário, contendo três questões abertas, foi elaborado e aplicado a 45 acadêmicos, no início e após oito meses de participação no projeto. As respostas foram analisadas por categorização de conteúdo. Os resultados demonstraram que a impressão sobre os idosos foi estereotipada em um indivíduo frágil, necessitado de ajuda, e que as expectativas dos alunos estavam altamente voltadas aos aspectos clínicos da atenção. Na avaliação pós-participação, foi nítida a diferença de compreensão da velhice, na medida em que os relatos expuseram a empatia gerada na relação. Além disso, os acadêmicos relataram ganho de conhecimentos com a convivência e notaram que a atenção à saúde envolve outros aspectos que vão além do universo biológico. Conclui-se que a inserção dos acadêmicos no projeto “Sempre Sorrindo” contribuiu para reflexão e aprendizado sobre o envelhecimento e sugere-se que práticas desta natureza sejam incorporadas nas instituições de ensino superior do país.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Odontologia Infantil e Social, Faculdade de Odontologia de Araçatuba
dc.format.extent227-231
dc.identifierhttp://revodontolunesp.com.br/article/51ae4aa51ef1faca3d0034a4
dc.identifier.citationRevista de Odontologia da UNESP, v. 39, n. 4, p. 227-231, 2010.
dc.identifier.fileISSN1807-2577-2010-39-04-227-231.pdf
dc.identifier.issn1807-2577
dc.identifier.lattes3088710766475217
dc.identifier.lattes9188905891829627
dc.identifier.lattes4419158525709686
dc.identifier.lattes2799473073030693
dc.identifier.orcid0000-0001-5069-8812
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/133367
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista de Odontologia da UNESP
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectAgeden
dc.subjectHealth careen
dc.subjectHealth of the elderlyen
dc.subjectIdosopt
dc.subjectAtenção à saúdept
dc.subjectSaúde do idosopt
dc.titlePercepção de acadêmicos de odontologia sobre o envelhecimentopt
dc.title.alternativePerception of dental students about agingen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication8b3335a4-1163-438a-a0e2-921a46e0380d
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery8b3335a4-1163-438a-a0e2-921a46e0380d
unesp.author.lattes3088710766475217
unesp.author.lattes9188905891829627
unesp.author.lattes2799473073030693
unesp.author.lattes4419158525709686[2]
unesp.author.orcid0000-0001-5069-8812[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatubapt
unesp.departmentOdontologia Infantil e Social - FOApt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1807-2577-2010-39-04-227-231.pdf
Tamanho:
88.6 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format