Logotipo do repositório
 

Publicação:
Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência

dc.contributor.authorGianotto, Dulcinéia Ester Pagani
dc.contributor.authorDiniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Maringá (UEM)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:22Z
dc.date.available2014-05-20T15:07:22Z
dc.date.issued2010-01-01
dc.description.abstractEste artigo apresenta os resultados da implantação e aplicação da metodologia colaborativa mediada pelo computador desenvolvida com alunos de Prática de Ensino de Biologia da UEM. Apoiando-se na abordagem qualitativa, os dados foram coletados em questionários, documentos e observações, e a análise sobre as ideias, concepções e reflexões dos sujeitos da pesquisa processou-se de acordo com três grupos de elementos formativos para docência construindo a identidade profissional, construção do conhecimento compartilhado e mediação. Concluiu-se que os Alunos-Professores (AP) passaram por significativas mudanças atitudinais com relação ao processo de ensino-aprendizagem e ao papel do professor, na medida em que, ao compreenderem a importância de se valorizar o uso da metodologia colaborativa e do computador, como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem de Biologia, contemplando-os na experiência vivida, construíram saberes para a docência.pt
dc.description.abstractThis article presents the results of the implantation and application of a computer-mediated collaborative methodology applied to Biology students at Practicum Internship course at the Universidade Estadual de Maringá (UEM). Based on qualitative approach, data was collected through questionnaires, documents, in locus observations and analysis of ideas. The conceptions and participants reflections was processed according to three groups of formative elements to teaching constructing a professional identity, construction of shared knowledge and mediation. It follows that student-teachers (ST) had significant attitudinal changes regarding the teaching-learning process and concerning the teacher role, as they embrace the importance of appreciate the collaborative methodology and the use of computers as a pedagogical resource in Biology teaching-learning, contemplating this items on their own experience, they were able to constructed knowledge for teaching.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Maringá (UEM) Departamento de Biologia
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências
dc.format.extent631-648
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000300009
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 3, p. 631-648, 2010.
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132010000300009
dc.identifier.fileS1516-73132010000300009.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.lattes2374974313953772
dc.identifier.orcid0000-0002-0192-3988
dc.identifier.scieloS1516-73132010000300009
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26480
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectMetodologia colaborativapt
dc.subjectComputadorpt
dc.subjectFormação inicialpt
dc.subjectDocênciapt
dc.subjectCollaborative methodologyen
dc.subjectComputeren
dc.subjectPre-service educationen
dc.subjectTeachingen
dc.titleFormação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docênciapt
dc.title.alternativePre service education of Biology teachers: the computer-mediated collaborative methodology and learning for teachingen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2374974313953772[2]
unesp.author.orcid0000-0002-0192-3988[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.departmentEducação - IBBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132010000300009.pdf
Tamanho:
174.43 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: