Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ambiente pedagógico na educação infantil e a contribuição da psicologia

dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Juiz de Fora
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-04-28T19:48:14Z
dc.date.accessioned2018-11-12T17:26:37Z
dc.date.accessioned2018-12-11T16:45:35Z
dc.date.available2022-04-28T19:48:14Z
dc.date.available2018-11-12T17:26:37Z
dc.date.available2018-12-11T16:45:35Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractAbstract This article aims to discuss the concept of Educational Environment in kindergarten, based on historical and cultural perspective, addressing its relational and procedural dimension. We are interested in thinking about the space / environment, especially as an educational process and not as an external factor to the actions of individuals (children and educators / teachers). For this, we dialogue with Vygotsky and Wallon, who consider the environment a highly related to child development element, as it varies depending on the age of affective states and motivations of individuals. The concept of experience enables us to understand the environment as an element produced in relation to each individual by their interpretation and perception. We address some studies of environmental psychology on the relationship between the physical aspects of the environment and child development to think about the organization of children's institutional spaces. We have included some contributions from the Italian city of Reggio Emilia on the spatial organization of experiences for children.en
dc.description.abstractResumen Este artículo tiene por objetivo discutir el concepto de Ambiente Pedagógico en la educación infantil, basado en la perspectiva histórico-cultural, abordando su dimensión relacional y procesual. Nos interesa pensar el espacio/ambiente, especialmente como proceso pedagógico y no como factor externo a las acciones de los individuos (niños y educadores/profesores). Para eso, dialogamos con Vygotsky y Wallon, que consideran el ambiente un elemento fuertemente relacionado al desarrollo infantil, visto que varía en función de la edad, de los estados afectivos y de las motivaciones de los individuos. El concepto de vivencia nos posibilita comprender el ambiente como elemento producido en la relación con cada individuo, mediante su interpretación y percepción. Abordamos algunos estudios de la Psicología Ambiental que tratan de la relación entre los aspectos físicos del ambiente y desarrollo infantil para pensar la organización de los espacios institucionales infantiles. Incluimos algunas contribuciones de la ciudad italiana de Reggio Emilia sobre las experiencias de organización espacial para la infancia.es
dc.description.abstractResumo Este artigo objetiva discutir o conceito de Ambiente Pedagógico na educação infantil, baseado na perspectiva histórico-cultural, abordando sua dimensão relacional e processual. Interessa-nos pensar o espaço/ambiente, sobretudo como processo pedagógico e não como fator externo às ações dos indivíduos (crianças e educadores/professores). Para isso, dialogamos com Vigotski e Wallon, que consideram o ambiente um elemento fortemente relacionado ao desenvolvimento infantil, visto que varia em função da idade, dos estados afetivos e das motivações dos indivíduos. O conceito de vivência possibilita-nos compreender o ambiente como elemento produzido na relação com cada indivíduo, mediante sua interpretação e percepção. Abordamos alguns estudos da Psicologia Ambiental que tratam da relação entre os aspectos físicos do ambiente e desenvolvimento infantil para pensar a organização dos espaços institucionais infantis. Incluímos algumas contribuições da cidade italiana de Reggio Emilia sobre as experiências de organização espacial para a infância.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Juiz de Fora
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista - UNESP
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista - UNESP
dc.format.extent229-237
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-353920150202955
dc.identifier.citationPsicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 2, p. 229-237, 2016.
dc.identifier.doi10.1590/2175-353920150202955
dc.identifier.fileS1413-85572016000200229.pdf
dc.identifier.issn2175-3539
dc.identifier.issn1413-8557
dc.identifier.scopus2-s2.0-85120985682
dc.identifier.scopus2-s2.0-85009876185
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/243620
dc.language.isopor
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceScopus
dc.sourceSciELO
dc.subjectpsicologia escolarpt
dc.subjectenvironmental psychologyen
dc.subjectpsicologia ambientalpt
dc.subjectearly childhood educationen
dc.subjecteducación infantiles
dc.subjectEducação infantilpt
dc.subjectpsicología ambientales
dc.subjectpsicología escolares
dc.subjectschool psychologyen
dc.subjectEducação infantilpt
dc.titleAmbiente pedagógico na educação infantil e a contribuição da psicologiapt
dc.title.alternativeEducational environment in early childhood education and psychology contributionen
dc.title.alternativeAmbiente pedagógico en la educación infantil y la contribución de la psicologíaes
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-85572016000200229.pdf
Tamanho:
312.9 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções