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Publicação:
Governança corporativa em empresas de capital aberto: uma contribuição da ciência da informação para análise da informação estratégica

dc.contributor.advisorValentim, Marta Lígia Pomim [UNESP]
dc.contributor.authorLopes, Elaine Cristina [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:43Z
dc.date.available2014-06-11T19:26:43Z
dc.date.issued2010-03-17
dc.description.abstractCorporate governance can be understood as a set of management mechanisms aim to reduce the distance between minority stakeholders and the power control of the company through internal and external controls. The theme has relevance by the growing idea that governance practices affect the performance of the companies at their business on stock exchange. Such result occurs due the adoption of practices that lead especially in consideration the strategic management of information internally and externally. It happens because the good communication, quick and clear, establishes a confidence climate on the relation of the company with society, creditors, collaborators and especially with investors. In Brazil the model created by the Sao Paulo stock exchange called New Market brings in its scope additional conduct rules to the existents on the Brazilian legislation and it possess as base the equity on the relationship between the parts, the transparence on information disclosure and the responsibility of accountability. This research presents a inquiry about the practiced models related to information management and accountability based on legal criteria besides to additional standards of information disclosure. It evaluated the governance mechanisms and how the strategic management of information is able to influence on the relationship between power control and minority stakeholders. Therefore it was analyzed the accountability elements, information disclosure and information access through a survey of companies that compose the New Market. It was possible to find evidences confirming the existence of effective benefits proportionate by corporate governance but also it was observed some gaps in the corporate governance established by New Marketen
dc.description.abstractGovernança corporativa pode ser entendida como o conjunto de mecanismos de gestão, que através de controles internos e externos visam reduzir a distância entre acionistas minoritários e o poder de controle da empresa. O tema possui relevância pela crescente idéia de que as práticas de governança afetam o desempenho das empresas em seus negócios em bolsas de valores. Tal resultado ocorre devido a adoção de práticas que levam especialmente em consideração a gestão estratégica da informação interna e externa, visto que o estabelecimento da boa comunicação, rápida e clara, a fim de estabelecer um clima de confiança na relação da empresa com a sociedade, os credores, os colaboradores e, especialmente, com os investidores. No Brasil, o modelo criado pela Bolsa de Valores de São Paulo chamado de ‘Novo Mercado’, traz em seu escopo regras de conduta adicionais às exigidas pela legislação brasileira e possui como base a equidade no tratamento entre partes, a transparência na divulgação de informações e responsabilidade na prestação de contas. Esta pesquisa apresenta uma investigação acerca dos modelos praticados relacionados à gestão da informação e prestação de contas baseados em critérios legais, além dos padrões adicionais de divulgação de informações. A pesquisa avaliou os mecanismos de governança, bem como de que maneira a gestão estratégica da informação é capaz de exercer influência sobre o relacionamento entre o poder de controle e os acionistas minoritários. Para tanto, foram analisados elementos de prestação de contas, divulgação de informações e acesso as informações, através de uma pesquisa de campo realizada em empresas que compõem o Novo Mercado. Foi possível encontrar elementos que confirmam a existência de benefícios efetivos, proporcionados pela governança corporativa...pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.format.extent153 f. : il.
dc.identifier.aleph000631046
dc.identifier.capes33004110043P4
dc.identifier.citationLOPES, Elaine Cristina. Governança corporativa em empresas de capital aberto: uma contribuição da ciência da informação para análise da informação estratégica. 2010. 153 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
dc.identifier.filelopes_ec_me_mar.pdf
dc.identifier.lattes1484808558396980
dc.identifier.orcid0000-0003-4248-5934
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93624
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectCiência da informaçãopt
dc.subjectGovernança corporativapt
dc.subjectTecnologia da informaçãopt
dc.subjectGestão da informaçãopt
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt
dc.subjectGestão estratégica da informaçãopt
dc.subjectCorporate Governanceen
dc.subjectInformation Managementen
dc.subjectStrategic Information Managementen
dc.subjectInformation Flowsen
dc.subjectTechnologies of Information and Communicationen
dc.titleGovernança corporativa em empresas de capital aberto: uma contribuição da ciência da informação para análise da informação estratégicapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes1484808558396980
unesp.advisor.orcid0000-0003-4248-5934
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.graduateProgramCiência da Informação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaInformação, tecnologia e conhecimentopt
unesp.researchAreaGestão, mediação e uso da informaçãopt

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