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Publicação:
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA ON-LINE EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA

dc.contributor.authorMoriya, Schlunzen Elisa Tomoe [UNESP]
dc.contributor.authorJunior Klaus, Schlunzen [UNESP]
dc.contributor.authorDanielle Aparecida do Nascimento dos, Santos [UNESP]
dc.contributor.authorRosales, Tarumoto Olga Lyda Anglas [UNESP]
dc.contributor.authorHissamitsu, Tarumoto Mario [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-12-11T16:44:06Z
dc.date.available2018-12-11T16:44:06Z
dc.date.issued2016-08-01
dc.description.abstractA Secretaria de Educação do Estado de São Paulo/Brasil (SEE-SP) em parceria com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) propõe, por meio da Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor), a formação continuada da rede estadual na oferta de cursos de especialização para professores do ensino básico, visando o aperfeiçoamento de seus conhecimentos em diferentes áreas. A partir de 2014 foram propostos sete cursos de especialização a distância na área de Educação Inclusiva e Especial, visando a melhoria do aprendizado dos estudantes com Deficiência (Auditiva, Física, Intelectual e Visual), Transtorno do Espectro Autista/Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. Dentre os sete cursos, o curso de especialização “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” realiza, de março de 2014 a junho de 2015, a formação de mil professores da classe comum, para a construção de conhecimentos sobre os princípios da Educação Inclusiva. Para acompanhamento dos cursistas, foram distribuídas vinte e nove turmas que contam com o acompanhamento, cada uma, de um tutor on-line. Esse profissional é responsável pelo acompanhamento diário das atividades publicadas pelos cursistas, fornecendo feedback e orientações, bem como a avaliação das propostas. Neste artigo pretendemos analisar o processo de mediação pedagógica empreendido por 15 tutores on-line vinculados ao Polo do Núcleo de Educação a Distância da Unesp, considerando as intervenções realizadas nas disciplinas 01 e 02 do curso, que versam sobre Diversidade e Cultura Inclusiva e Políticas Públicas de Educação Especial e Inclusiva. Para a coleta de dados foram elaborados diários reflexivos, que consistem no registro de aspectos de mediação pedagógica em relação ao trabalho de tutoria e aos conteúdos. Foi possível verificar que atuaram de maneira a proporcionar aos cursistas a criação/ampliação/aprimoramento de suas condições para trabalhar com as diferenças nas classes comuns, impulsionando, assim, a construção de um sistema inclusivo e plural.en
dc.description.affiliationFaculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/Unesp
dc.description.affiliationUnespFaculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/Unesp
dc.format.extent713-718
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1111/1471-3802.12206
dc.identifier.citationJournal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 713-718.
dc.identifier.doi10.1111/1471-3802.12206
dc.identifier.issn1471-3802
dc.identifier.scopus2-s2.0-84991508743
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/169039
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofJournal of Research in Special Educational Needs
dc.relation.ispartofsjr0,197
dc.rights.accessRightsAcesso restritopt
dc.sourceScopus
dc.subjectEducação a Distância
dc.subjectEducação Inclusiva
dc.subjectMediação Pedagógica
dc.subjectTutoria
dc.titleMEDIAÇÃO PEDAGÓGICA ON-LINE EM EDUCAÇÃO INCLUSIVAen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept

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