Publicação: Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura
dc.contributor.advisor | Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP] | |
dc.contributor.author | Campos, Domênica Viana de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T12:56:23Z | |
dc.date.available | 2021-03-10T12:56:23Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Not available | en |
dc.description.abstract | Estudos mostram que o período da infância até a adolescência é de extrema importância para a promoção de hábitos saudáveis pois, uma vez adquiridos, os mesmos tendem a ser reproduzidos por toda a vida. Com base nesse pressuposto, podemos entender que é nesta fase do desenvolvimento humano que se deve enveredar esforços para que comportamentos sejam aprendidos e promovidos. O ambiente escolar é um dos espaços mais profícuos para o cumprimento desses objetivos. Tendo em vista esses apontamentos, o presente estudo objetivou realizar um mapeamento sistematizado de teses, dissertações e artigos publicados com foco na identificação do papel da autoeficácia (AE) e possíveis relações com outras variáveis em estudos de intervenção ou pesquisas empíricas na promoção e prevenção da saúde no contexto escolar. Nenhum dos trabalhos encontrados trouxe a autoeficácia como uma variável de estudo, justificativas para isto pairam ao redor das hipóteses de que a AE discutida no campo da saúde escolar ainda é um movimento muito recente no cenário brasileiro. No entanto, foram apresentados as outras categorias encontradas nos artigos selecionados, onde constatamos que as publicações sobre a temática são provenientes de estudos desenvolvidos em universidade públicas, na forma de dissertações de mestrado, onde 27% das publicações eram pertencentes a área de Saúde Coletiva. A abordagem mais recorrente de pesquisa foi a qualitativa, constatada em mais de 54% dos trabalhos, tendo sido os alunos do Ensino Fundamental II como principal nível de ensino estudado | pt |
dc.format.extent | 63 f. | |
dc.identifier.aleph | 990009273810206341 | |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Domênica Viana de. Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura. 2019. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2019. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-02-27/000927381.pdf | |
dc.identifier.lattes | 3391637982920868 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-1476-6253 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/203293 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Alma | |
dc.subject | Auto-eficácia | pt |
dc.subject | Escolas | pt |
dc.subject | Saúde | pt |
dc.subject | Promoção da saúde | pt |
dc.subject | Pesquisa bibliografica | pt |
dc.subject | Ambiente escolar | pt |
dc.subject | Brasil | pt |
dc.title | Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 3391637982920868 | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0003-1476-6253 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Educação Física - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1