Publicação: O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformação
dc.contributor.author | Vecchia, Rodrigo Dalla | |
dc.contributor.author | Maltempi, Marcus Vinicius | |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós Grduação em Ensino de Matemática | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2019-10-03T17:31:27Z | |
dc.date.available | 2019-10-03T17:31:27Z | |
dc.date.issued | 2019-08-01 | |
dc.description.abstract | Abstract In this paper, we discuss the problem concept in Mathematical Modeling in the context of Mathematics Education. It is the result of a research guided by a qualitative methodology, where we set a course involving the construction of electronic games. As the main theoretical reference, we bring Deleuze's problem vision, that is not associated with doubt or question, but with a non-actual state. Data analysis combined with a theoretical and philosophical depth, led to the construction of a problem concept aligned with the mathematical modeling activities we developed. As a result, we show that the way the problem is determined conditions the developed situations and, therefore, the process of Mathematical Modeling. | en |
dc.description.abstract | Resumo Este artigo tem por objetivo discutir o conceito de problema em Modelagem Matemática no contexto abrangido pela Educação Matemática. Trata-se de resultado de uma pesquisa, norteada pela metodologia qualitativa, em que realizamos um curso envolvendo a construção de jogos eletrônicos. A pergunta diretriz assumida é: como se mostra o problema no processo de Modelagem Matemática envolvido na construção de jogos eletrônicos por alunos de um curso de Licenciatura em Matemática? Como principal referencial teórico trazemos a visão deleuziana de problema, que não associa o problema à dúvida nem à pergunta, colocando-o em um estado não atual. A análise de dados, aliada a um aprofundamento teórico-filosófico, apresenta possíveis consonâncias entre essa visão e as atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas. Como resultado, apresentamos que o modo como o problema é determinado condiciona os encaminhamentos das situações desenvolvidas e, consequentemente, o próprio processo de Modelagem Matemática. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós Grduação em Ensino de Matemática | |
dc.description.affiliation | UNESP Departamento de Estatiística Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | |
dc.description.affiliationUnesp | UNESP Departamento de Estatiística Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | |
dc.format.extent | 748-767 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a15 | |
dc.identifier.citation | Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 33, n. 64, p. 748-767, 2019. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/1980-4415v33n64a15 | |
dc.identifier.file | S0103-636X2019000200748.pdf | |
dc.identifier.issn | 0103-636X | |
dc.identifier.lattes | 5990590753771856 | |
dc.identifier.scielo | S0103-636X2019000200748 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/183742 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática | |
dc.relation.ispartof | Bolema: Boletim de Educação Matemática | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Mathematics Education | en |
dc.subject | Cyber World | en |
dc.subject | Reality | en |
dc.subject | Scratch | en |
dc.subject | Educação Matemática | pt |
dc.subject | Mundo Cibernético | pt |
dc.subject | Realidade | pt |
dc.subject | Scratch | pt |
dc.title | O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformação | pt |
dc.title.alternative | The Problem in Mathematical Modeling: determination and transformation | en |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 5990590753771856 |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S0103-636X2019000200748.pdf
- Tamanho:
- 792.98 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format