Logotipo do repositório
 

Publicação:
O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformação

dc.contributor.authorVecchia, Rodrigo Dalla
dc.contributor.authorMaltempi, Marcus Vinicius
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós Grduação em Ensino de Matemática
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-10-03T17:31:27Z
dc.date.available2019-10-03T17:31:27Z
dc.date.issued2019-08-01
dc.description.abstractAbstract In this paper, we discuss the problem concept in Mathematical Modeling in the context of Mathematics Education. It is the result of a research guided by a qualitative methodology, where we set a course involving the construction of electronic games. As the main theoretical reference, we bring Deleuze's problem vision, that is not associated with doubt or question, but with a non-actual state. Data analysis combined with a theoretical and philosophical depth, led to the construction of a problem concept aligned with the mathematical modeling activities we developed. As a result, we show that the way the problem is determined conditions the developed situations and, therefore, the process of Mathematical Modeling.en
dc.description.abstractResumo Este artigo tem por objetivo discutir o conceito de problema em Modelagem Matemática no contexto abrangido pela Educação Matemática. Trata-se de resultado de uma pesquisa, norteada pela metodologia qualitativa, em que realizamos um curso envolvendo a construção de jogos eletrônicos. A pergunta diretriz assumida é: como se mostra o problema no processo de Modelagem Matemática envolvido na construção de jogos eletrônicos por alunos de um curso de Licenciatura em Matemática? Como principal referencial teórico trazemos a visão deleuziana de problema, que não associa o problema à dúvida nem à pergunta, colocando-o em um estado não atual. A análise de dados, aliada a um aprofundamento teórico-filosófico, apresenta possíveis consonâncias entre essa visão e as atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas. Como resultado, apresentamos que o modo como o problema é determinado condiciona os encaminhamentos das situações desenvolvidas e, consequentemente, o próprio processo de Modelagem Matemática.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós Grduação em Ensino de Matemática
dc.description.affiliationUNESP Departamento de Estatiística Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.description.affiliationUnespUNESP Departamento de Estatiística Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.format.extent748-767
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a15
dc.identifier.citationBolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 33, n. 64, p. 748-767, 2019.
dc.identifier.doi10.1590/1980-4415v33n64a15
dc.identifier.fileS0103-636X2019000200748.pdf
dc.identifier.issn0103-636X
dc.identifier.lattes5990590753771856
dc.identifier.scieloS0103-636X2019000200748
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/183742
dc.language.isopor
dc.publisherUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.relation.ispartofBolema: Boletim de Educação Matemática
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectMathematics Educationen
dc.subjectCyber Worlden
dc.subjectRealityen
dc.subjectScratchen
dc.subjectEducação Matemáticapt
dc.subjectMundo Cibernéticopt
dc.subjectRealidadept
dc.subjectScratchpt
dc.titleO Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformaçãopt
dc.title.alternativeThe Problem in Mathematical Modeling: determination and transformationen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5990590753771856

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-636X2019000200748.pdf
Tamanho:
792.98 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções