Logotipo do repositório
 

Publicação:
Desempenho motor de escolares com dislexia, transtornos e dificuldades de aprendizagem

dc.contributor.authorOliveira, Cristina Camargo De
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-19T16:20:25Z
dc.date.available2015-03-19T16:20:25Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractOBJECTIVE: This study aimed to characterize and compare the motor performance of children with developmental dyslexia, learning disabilities and learning difficulties. METHODS: A total of 40 students from 2nd to 4th grade of primary school, aged 7-11 years old, both genders, divided into four groups participated in this study: GI: composed by 10 students with developmental dyslexia, GII: composed by 10 students with learning disabilities, GIII: composed by 10 students with learning difficulties and GIV: composed by 10 students with good academic performance paired according to age and grade with GI, GII and GIII. After signing the informed consent by the parent or guardian, the students were submitted to a Motor Assessment Scale. RESULTS: The results were analyzed by means of statistical analysis using the following tests: Kruskal-Wallis, Mann-Whitney, Friedman, Wilcoxon Signed Posts and Spearman correlation, indicating that the groups I and II showed lower performance for the tests of balance and spatial organization and these groups differed from each other on the gross motor function test, in which GI was lower than all other groups and GII was inferior than all other groups in the test of Temporal Organization, while scholars who belong to GIII and GIV present similar motor profile.en
dc.description.abstractOBJETIVO: Este estudo teve por objetivos caracterizar e comparar o desempenho motor de escolares com dislexia do desenvolvimento, transtornos e dificuldades de aprendizagem. MÉTODO: Participam deste estudo 40 escolares da 2ª a 4ª série do ensino fundamental, na faixa etária de 7 a 11 anos, de ambos os gêneros, distribuídos em quatro grupos: GI: composto por 10 escolares com dislexia do desenvolvimento, GII: composto por 10 escolares com transtornos de aprendizagem, GIII: composto por 10 escolares com dificuldades de aprendizagem e GIV: composto por 10 escolares com bom desempenho acadêmico pareados segundo a faixa etária e escolaridade com o GI, GII e GIII. Após a assinatura do termo de consentimento pelos pais ou responsáveis, os escolares foram submetidos à Escala de Avaliação Motora. RESULTADOS: Os resultados foram analisados por meio de análise estatística com emprego dos testes de Kruskal-Wallis, Mann-Whitney, Friedman, Postos Sinalizados de Wilcoxon e Correlação de Spearman, evidenciando que os grupos I e II apresentaram desempenhos inferiores nas provas de equilíbrio e organização espacial e esses grupos diferenciam-se entre si quanto à prova de função motora grossa, na qual o GI foi inferior a todos os demais grupos, e o GII foi inferior a todos os outros grupos na prova de Organização Temporal, enquanto que os escolares de GIII e GIV apresentam perfil motor semelhante.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent105-112
dc.identifierhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862013000200004
dc.identifier.citationRevista Psicopedagogia. Associacao Brasileira de Psicopedagogia, v. 30, n. 92, p. 105-112, 2013.
dc.identifier.fileS0103-84862013000200004.pdf
dc.identifier.issn0103-8486
dc.identifier.lattes9057316530389548
dc.identifier.scieloS0103-84862013000200004
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/117870
dc.language.isopor
dc.publisherAssociacao Brasileira de Psicopedagogia
dc.relation.ispartofRevista Psicopedagogia
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectDestreza motorapt
dc.subjectDislexiapt
dc.subjectTranstornos de aprendizagempt
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectMotor skillsen
dc.subjectDyslexiaen
dc.subjectLearning disordersen
dc.subjectEvaluationen
dc.titleDesempenho motor de escolares com dislexia, transtornos e dificuldades de aprendizagempt
dc.title.alternativeMotor performance of students with dyslexia, learning disabilities and learning difficultiesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9057316530389548
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentFonoaudiologia - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-84862013000200004.pdf
Tamanho:
371.77 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format