Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

O lúdico como aliado no ensino do piano nos níveis iniciante e intermediário

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Benedetti, Danieli Verônica Longo

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Música - IA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Tendo em vista que a abordagem lúdica pode ser usada como ferramenta para o ensino musical, este trabalho frisa o desenvolvimento do estudante no piano desde o momento do estudo individual até a sala de aula particular, explorando a criatividade e independência do aluno e alinhando juntamente com a abordagem lúdica na interpretação musical. Ressalta a importância do vínculo professor e aluno, uma troca de vivências e aprendizado, discorrendo para a ideia de que a ludicidade pode ser aplicada em diversos níveis de ensino do instrumento, desde o iniciante até o intermediário.

Resumo (inglês)

Bearing in mind that the ludic approach can be used as a tool for music teaching, this work emphasizes the student's development on the piano from the moment of individual study to the private classroom, exploring the creativity and independence of the student and aligning with the ludic approach in musical interpretation. It emphasizes the importance of the teacher-student bond, an exchange of experiences and learning, discussing the idea that playfulness can be applied at different levels of teaching the instrument, from beginner to intermediate.

Descrição

Palavras-chave

Música - Instrução e estudo, Piano - Instrução e estudo, Música para piano - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc.), Professores e alunos

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação