Logotipo do repositório
 

Publicação:
Habitus professoral e Habitus estudantil: uma proposição acerca da formação de professores

dc.contributor.authorSilva, Marilda da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:13:41Z
dc.date.available2014-05-20T15:13:41Z
dc.date.issued2011-12-01
dc.description.abstractA proposição é a seguinte: há que se ter dois espaços distintos de formação docente, um é a sala de aula da universidade e o outro, a sala de aula da escola para a qual o formando está se preparando. Trata-se de mostrar por que os saberes, teoria e prática, pertencentes a essas duas instâncias de formação são inexoravelmente distintos e, por essa razão, exigem lugares e formas diferentes para serem ensinados e aprendidos. Contudo, a natureza diferente de um e de outro não interfere na genética indissociável de ambos. Ao se apresentar um lugar específico para se aprender a teoria e outro, para se aprender a prática, mostra-se à constituição do habitus professoral e a do habitus estudantil, que constituem as categorias operacionais da proposição. É exatamente nesse quesito que reside a particularidade deste estudo. A base empírica foi constituída com reflexões realizadas no Brasil, a partir dos anos de 1990, sobre o tema: Como se aprende para ensinar na sala de aula. A fundamentação utilizada nesta formulação são noções extraídas das ideias de Bourdieu (1983a; 1983b; 1983c; 1989; 1992; 1996).pt
dc.description.abstractThe proposition is as follows: it is necessary to have two distinct spaces for teacher training, one being the university classroom and the other, the school classroom, this being the workplace for which the undergraduate is preparing. The goal is to show why these two bodies of knowledge, one of theory and the other of practice, belong to two separate training fields; these are inexorably distinct; for this reason, they require different places and methods in order to be taught and learned. However, their different natures do not interfere with the unified blueprint (inseparable genetics) that underpins both. When introducing a specific place for learning the theory and another for learning the practice, it is possible to show the constitution of teacher's habitus and student's habitus, that constitute the operational categories of the proposition. It is exactly in this sense that the particularity of this study resides. The empirical base was constituted with reflections realised in Brazil, starting from 1990, on the theme: How does one learn to teach in the classroom. The theoretical basis chosen for this formulation was based on some notions arising from the ideas of Bourdieu (1983a; 1983b; 1983c; 1989; 1992; 1996).en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Didática
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Didática
dc.format.extent335-359
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982011000300016
dc.identifier.citationEducação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 27, n. 3, p. 335-359, 2011.
dc.identifier.doi10.1590/S0102-46982011000300016
dc.identifier.fileS0102-46982011000300016.pdf
dc.identifier.issn0102-4698
dc.identifier.lattes0432607332289452
dc.identifier.scieloS0102-46982011000300016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28888
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação
dc.relation.ispartofEducação em Revista
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjecthabitus professoralpt
dc.subjecthabitus estudantilpt
dc.subjectde professorespt
dc.subjectteacher's habitusen
dc.subjectstudent's habitusen
dc.subjectteacher training, educationen
dc.titleHabitus professoral e Habitus estudantil: uma proposição acerca da formação de professorespt
dc.title.alternativeTeacher's Habitus and student's Habitus: a proposition relating to the training of teachersen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes0432607332289452
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentDidática - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0102-46982011000300016.pdf
Tamanho:
136.16 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: