Publicação: Stop-motion : uma linguagem artística como recurso pedagógico para os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I
Carregando...
Data
2024-12-05
Autores
Orientador
Yamada, Thaís Regina Ueno 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FAAC - Artes Visuais
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o percurso histórico da animação em stop-motion voltada para as produções cinematográficas com bonecos articulados, desde os primórdios dos dispositivos ópticos até as animações do século XXI. A pesquisa também apresenta um estudo sobre o uso da linguagem artística do stop-motion como um recurso pedagógico junto a construção de uma sequência didática como material de apoio ao docente, voltada para os estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental I. A pesquisa é de caráter metodológico qualitativo, baseada em uma abordagem bibliográfica, da qual é delineada pela seguinte pergunta: Como o estudo sobre a técnica do stop-motion e a sua utilização como um recurso pedagógico pode contribuir para o ensino de Artes e influenciar na aprendizagem dos estudantes? Como forma de aproximação da realidade dos estudantes e contribuição na investigação dessa técnica de animação, a sequência didática implementa as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), como um apoio na produção prática.
Resumo (inglês)
This study aims to present a historical analysis of stop-motion animation focused on productions featuring articulated puppets, from the early days of optical devices to 21st-century animations. The research also examines the use of stop-motion's artistic language as a pedagogical tool, along with the construction of a teaching sequence as a support material for teachers, targeting 5th-grade elementary students. This qualitative research is based on a bibliographic approach, guided by the following question: How can the study of stop-motion techniques and its use as a pedagogical resource contribute to art education and influence student learning? To bridge the gap between students' reality and facilitate the investigation of this animation technique, the teaching sequence incorporates Information and Communication Technologies (TIC) as a support for practical production.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
SILVA, Jamille Rita Gomes. Stop-motion : uma linguagem artística como recurso pedagógico para os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.