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Ensino de ciências por investigação: formação para a cidadania.

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Orientador

Fonseca, Genaro Alvarenga

Coorientador

Pós-graduação

Planejamento e Análise de Políticas Públicas - FCHS

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Atualmente, há um amplo reconhecimento sobre a relevância da preservação ambiental para a sobrevivência da humanidade, e, ao mesmo tempo, discute-se o papel fundamental da educação na formação da cidadania. Nesse cenário, a escola se destaca como uma importante instância de disseminação e multiplicação de conhecimentos, capaz de cultivar uma consciência ambiental nos alunos durante sua formação. Assim, este trabalho visa analisar uma proposta de ensino de ciências por investigação ciências por investigação (ENCI), para a construção de práticas sociais ambientais responsáveis. O objetivo é avaliar se a referida proposta de ensino de ciências por investigação, consegue alcançar a perspectiva de promoção do desenvolvimento da cidadania e engajar-se na prevenção e solução de problemas socioambientais. Durante algum tempo, a educação na escola centrou a sua ação nas individualidades, tentando mudar comportamentos e atitudes sem, muitas vezes, levar em conta as inúmeras influências provenientes da realidade socioeconômica, política e cultural nas quais as crianças estavam inseridas. A atividade de teor investigativo resgata uma discussão dos alunos, os quais estão relacionados diretamente à sua própria aprendizagem. O ENCI – Ensino de Ciência por Investigação, foi um curso de especialização ofertado pelo Centro de Ciências e Matemática de Minas Gerais da Faculdade de Educação/UFMG. Teve por objetivo aprimorar a formação profissional no auxílio aos professores da ares de ciências da Rede Pública de Ensino de Minas Gerais a superarem essa visão de ensino brevemente caracterizado e repensar o próprio modo de conceber a profissão e o exercício profissional. O professor ao trabalhar os alunos enquanto protagonistas, estimulando o questionamento, a elaboração de proposições e o trabalho integrado, permite o desenvolvimento de sua cidadania. Esta pesquisa irá basear-se no levantamento bibliográfico e em uma pesquisa exploratória, baseando-se na análise das ações educativas realizadas na Escola Estadual de Ibiraci - MG.

Resumo (inglês)

Currently, there is a widespread recognition of the importance of environmental preservation for human survival, and at the same time, the fundamental role of education in shaping citizenship is being discussed. In this scenario, the school stands out as an important instance of dissemination and multiplication of knowledge, capable of cultivating environmental awareness in students during their formation. Therefore, this study aims to analyze a proposal for teaching science through investigative science (ENCI) for the construction of responsible social and environmental practices. The objective is to evaluate whether the aforementioned teaching proposal can achieve the perspective of promoting the development of citizenship and engaging in the prevention and solution of socio-environmental problems. For a long time, education in schools focused on individualities, trying to change behaviors and attitudes without often taking into account the numerous influences from the socio-economic, political, and cultural reality in which children were inserted. The investigative activity rescues a discussion among students, who are directly related to their own learning. The ENCI - Teaching of Science through Investigation, was a specialization course offered by the Center for Sciences and Mathematics of Minas Gerais of the Faculty of Education/UFMG. Its objective was to improve professional training to help teachers of science in the public education network of Minas Gerais to overcome this brief characterization of teaching and rethink their own way of conceiving the profession and professional practice. The teacher, by working with students as protagonists, stimulating questioning, elaboration of propositions, and integrated work, allows for the development of their citizenship. This research will be based on a bibliographic survey and exploratory research, based on the analysis of educational actions carried out at the State School of Ibiraci - MG.

Descrição

Palavras-chave

Cidadania, Sensibilização ambiental, Educação, Ensino de ciências por investigação, Citizenship, Environmental awareness, Education, Teaching of science through investigation

Idioma

Português

Citação

SILVA, Fernanda Marta. Ensino de ciências por investigação: formação para a cidadania. Orientador: Genaro Alvarenga Fonseca. 2025. 108 p. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Analise de Políticas Públicas - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista, Franca, 2025.

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