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Publicação:
O escorpião e o jaguar: o memorialismo prospectivo d'O Ateneu, de Raul Pompéia

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Orientador

Marques, Wilton José

Coorientador

Pós-graduação

Estudos Literários - FCLAR

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A tese de doutoramento aqui apresentada tem por objeto de estudo o romance O Ateneu, de Raul Pompéia, publicado em 1888 em folhetim pela Gazeta de Notícias e, meses mais tarde, em volume, pela tipografia do mesmo jornal. Estuda-se o processo narrativo da obra a partir de uma discussão inicial de sua recepção crítica, em que se observam três tendências interpretativas distintas: uma primeira de viés biográfico, bastante comum até a década de 1940; uma segunda, de viés social, iniciada logo após a anterior, e continuada ainda hoje; e uma última, de viés revisionista, mais atual, pautada na análise de aspectos até então considerados acessórios pela crítica. Dentre estes aspectos, está o tratamento cada vez mais aprofundado da narração autodiegética e do memorialismo latente já no subtítulo do romance – “Crônica de saudades”. Para tanto, discute-se a seguir a natureza teórica da narrativa de memórias, levantando-se diversos textos de teoria da narrativa como embasamento teórico da exposição. Propõe-se, assim, o uso de uma terminologia que busca categorizar em três grandes grupos as narrativas de memórias, de acordo com sua orientação mais voltada para o passado da ação – “narrativa retrospectiva” –, para o presente da narração – “narrativa presentificativa” – ou para o processo de leitura e recepção das memórias – “narrativa prospectiva”. A análise posterior de diversos elementos da narração d’O Ateneu chega à conclusão de que o romance de Pompéia representa um exemplo acabado de “narrativa prospectiva”, em que o narrador manipula a infância vivida no internato para fazer-se de vítima do sistema, e, assim, reverter a lógica de opressão a que fora submetido no Ateneu

Resumo (inglês)

The present thesis has for its main objective the study of O Ateneu, by Raul Pompeia, a novel published as a feuilleton in Gazeta de Notícias in 1888 and printed a few months later in book format at the offices of the same newspaper. Starting with an initial discussion of its critical reception, in which are regarded three different interpretative tendencies – a “biographical” one, commonly found until 1940; a “social” one, started around 1940 and still active nowadays; and a “revisionist” one, the most current tendency, on the analysis of many aspects of the novel regarded so far as of a lesser importance – it is emphasized the evaluation of its autodiegetic narration and of its latent memoirism, already foreseen in the novel’s subtitle – “Crônica de saudades”. The theoretical nature of memoirist narrative is discussed afterwards with the support of a variety of theoretical texts. Finally, a terminology that arranges three major groups of memoiristic narratives, according to their orientation towards the past of the diegesis – “retrospective narrative” –, the present of the narration – “presentificative narrative” – or the reading process and the reception of the memoirs – “prospective narrative” – is propounded. The analysis of important elements of O Ateneu’s narration concludes that Pompeia’s novel represents a perfect example of a “prospective narrative”, in which the narrator manipulates the remembrance of his childhood to perform the role of a victim, therefore reversing the logic of oppression to which he was subdued in Ateneu

Descrição

Palavras-chave

Pompeia, Raul 1863-1895, Literatura, Literatura brasileira, Memoria, Narrativa (Retorica), Brazilian literature

Idioma

Português

Como citar

SANDANELLO, Franco Baptista. O escorpião e o jaguar: o memorialismo prospectivo d'O Ateneu, de Raul Pompéia. 2014. 261 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.

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