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Publicação:
Narrativas de uma Pibidiana: temática da africanidade em sala de aula

dc.contributor.advisorChaluh, Laura Noemi [UNESP]
dc.contributor.authorVilarim, Sara Nunes [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-03-10T12:57:06Z
dc.date.available2021-03-10T12:57:06Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractNot availableen
dc.description.abstractNeste trabalho socializo parte de minha experiência enquanto bolsista Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) no período de agosto a dezembro de 2017, quando acompanhei uma turma do quarto ano, com a qual, junto com a professora parceira, desenvolvemos o Projeto África. Para dar início ao referido projeto partimos da leitura do livro Diário de Pilar na África (SILVA, 2015) e realizamos atividades em sala de aula referentes ao livro. Pela importância dessa experiência, decidi desenvolver uma pesquisa narrativa (LIMA, GERALDI, GERALDI, 2015) que toma como objeto de estudo minha experiência docente no contexto do Pibid. O objetivo geral da pesquisa é analisar a organização do trabalho pedagógico desenvolvido por mim, junto com a professora parceira, que teve como eixo a discussão acerca das contribuições dos povos africanos na constituição da cultura nacional brasileira. A produção dos dados foi feita a partir dos seguintes instrumentos: meu diário de bordo, meus planejamentos, memorial, produções escritas dos alunos e materiais didáticos desenvolvidos durante o projeto. Paralelamente desenvolvi uma pesquisa bibliográfica de artigos localizados no SciELO (Scientific Electronic Library Online) considerando as palavras-chave: Africanidades, Diversidade Étnico-Racial, Lei 10.639 e Afrodescendente. De acordo com esse levantamento, constatei uma produção significativa em 15 anos após a criação da lei 10.639, todavia ainda são inúmeros os percalços e desafios frente a sua implementação. O que de certo modo, exige um empenho da equipe pedagógica em conhecer a referida lei, planejar e executar o trabalho pedagógico de maneira a problematizar, desconstruir e conhecer quais foram às contribuições da cultura africana de acordo com as especificidades da leipt
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.format.extent57 f.
dc.identifier.aleph990009154200206341
dc.identifier.citationVILARIM, Sara Nunes. Narrativas de uma Pibidiana: temática da africanidade em sala de aula. 2018. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915420.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/203440
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAlma
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt
dc.subjectSalas de aulapt
dc.subjectAfricanospt
dc.subjectCulturapt
dc.subjectPluralismo culturalpt
dc.subjectBrasilpt
dc.subjectAfricapt
dc.titleNarrativas de uma Pibidiana: temática da africanidade em sala de aulapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

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