Caracterização das atividades experimentais inseridas na área de eletromagnetismo do Projeto de Ensino de Física (PEF)
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Ramos, Eugenio Maria de França 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Física - IGCE
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O Projeto de Ensino de Física (PEF) se trata de um projeto criado na USP durante a década de 1970. Com o objetivo de inovar o ensino de física no Brasil, o PEF procura proporcionar ao aluno novas metodologias de ensino e novos formas de se pensar a física, contando com textos repletos de atividades experimentais, kits experimentais e guia do professor. A presente pesquisa procura caracterizar, classificar e analisar as atividades experimentais inseridas na área de eletromagnetismo do PEF. As atividades experimentais do PEF se mostraram muito ricas em relação a seus conteúdos e possibilidades de uso em sala de aula. Além disso, com características semelhantes às chamadas atividades experimentais tradicionais por muitos pesquisadores de ensino de ciências, fato este que chama a atenção já que até os dias de hoje esse tipo de atividades experimentais são as mais utilizadas no ensino de ciências de nosso país.
Resumo (inglês)
The “Projeto de Ensino de Física” (PEF) is a project created at USP during the 1970s. With the objective of innovating physics teaching in Brazil, PEF seeks to provide students with new teaching metodologies and new ways of thinking about physics, with texts full of experimental activities, experimental kits and a teacher’s guide. Therefore, the present research sought to characterize, classify and analyse the experimental activities inserted in the PEF electromagnetism área. PEF’s experimental activities are very rich in terms of content and possibilities for use in classroom. In addition, with similar characteristics to the so-called traditional experiments by many Science teaching researches, a fact that draws attention since even today this type of experimental activities are the most used in Science teaching in our country.
Descrição
Palavras-chave
Atividades experimentais, Ensino de Física, Material didático, PEF, Experimental activities, Physics teaching, Didatic material,
Idioma
Português

