Desenvolvimento de um jogo sério com captura de movimentos para reabilitação fisioterapêutica de pessoas com fibromialgia
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Data
Autores
Orientador
Feitosa, Juliana da Costa 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Ciência da Computação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A fibromialgia é uma síndrome caracterizada pela dor musculoesquelética, que causa grande desconforto e compromete a qualidade de vida das pessoas que convivem com ela. Entre os tratamentos utilizados para amenizar seus sintomas destaca-se a cinesioterapia, que emprega a prática de atividades físicas como forma de reabilitação e tratamento. O uso de jogos sérios
na área da saúde tem crescido significativamente, e seus benefícios vêm sendo amplamente investigados. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um
jogo sério, nomeado FibroQuest que utiliza a captura de movimento como ferramenta de apoio ao tratamento fisioterapêutico da fibromialgia. Utilizando tecnologias atuais, como o MediaPipe
Pose e Unity3D para o seu desenvolvimento, sendo capaz de demonstrar as possibilidades de uso destas tecnologias em jogos sérios, a fim de contribuir com a melhora na qualidade de vida das pessoas que convivem com a fibromialgia.
Resumo (inglês)
Fibromyalgia is a syndrome characterized by musculoskeletal pain that causes significant discomfort and compromises the quality of life of those who live with it. Among the treatments
used to alleviate its symptoms, kinesiotherapy stands out, employing physical activities as a form of rehabilitation and treatment. The use of serious games in the healthcare field has grown
significantly, and their benefits have been widely investigated. In this context, the present work aimed to develop a serious game, named FibroQuest, which uses motion capture as a tool to
support the physiotherapeutic treatment of fibromyalgia. By employing modern technologies such as MediaPipe Pose and Unity3D in its development, the game demonstrates the potential
applications of these technologies in serious games, contributing to the improvement of the quality of life of people living with fibromyalgia.
Descrição
Palavras-chave
Jogos, Fibromialgia, Avatares (Realidade virtual), Digital games, Serious games, Motion capture
Idioma
Português
Citação
VALENTIM, Maria Victória Brito. Desenvolvimento de um jogo sério com captura de movimentos para reabilitação fisioterapêutica de pessoas com fibromialgia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

