Publicação: Equidade e educação escolar: revisão sistemática de estudos latino-americanos
Carregando...
Data
2024-09-29
Autores
Supervisor
Souza, Leonardo Lemos de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Relatório de pós-doc
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O estudo teve por objetivo analisar, por meio de artigos acadêmicos, como o tema da equidade é abordado e compreendido nos estudos da educação escolar. A revisão pretendeu mapear o campo de estudo, problematizar tendências e caracterizar os fatores relevantes do debate. O trabalho, de cunho teórico, se constituiu em uma pesquisa bibliográfica realizada por meio de levantamento, seleção, análise, síntese e interpretação de documentação textual de natureza acadêmica, editada sob a forma de artigos, produzida por pesquisadoras e pesquisadores em todo o território brasileiro e da América Latina. Para a revisão de literatura foram realizadas buscas em bases de dados de acesso aberto com as palavras-chave “Educação e equidade” em dois idiomas: português e espanhol. Assim, o estudo proposto teve como base a compreensão e análise dos sentidos formulados em torno dos conceitos de “equidade”. Tendo em vista que o discurso acadêmico participa, de forma ativa, das negociações no âmbito das políticas sociais para a educação, a relevância social desta investigação se baseia no entendimento de que este tipo de produção deve ser constantemente revisto, analisado e criticado. Os resultados indicaram uma quantidade significativa de estudos sobre o tema e o pioneirismo do Brasil, país que mais produziu conhecimentos acerca do assunto e também o que mais publicou artigos a respeito. Concluo que o conceito de equidade detém uma ampla rede de significados e é compreendido, nos estudos educacionais, sob quatro perspectivas: 1) como igualdade de condições no campo da aprendizagem e do ensino; 2) como princípio pedagógico com foco no desempenho dos estudantes; 3) como forma de reduzir as desigualdades sociais e 4) como meio de equilibrar tensões existentes entre diferentes grupos.
Resumo (inglês)
The study aimed to analyze, through academic articles, how the theme of equity is approached and understood in school education studies. The review aimed to map the field of study, problematize trends and characterize the relevant factors in the debate. The work, of a theoretical nature, was a bibliographical survey carried out by surveying, selecting, analyzing, synthesizing and interpreting textual documentation of an academic nature, published in the form of articles, produced by researchers throughout Brazil and Latin America. For the literature review, searches were carried out in open access databases using the keywords “Education and equity” in two languages: Portuguese and Spanish. Thus, the proposed study was based on understanding and analyzing the meanings formulated around the concepts of “equity”. Bearing in mind that academic discourse actively participates in negotiations on social policies for education, the social relevance of this research is based on the understanding that this type of production should be constantly reviewed, analyzed and criticized. The results indicated a significant number of studies on the subject and the pioneering role of Brazil, which was the country that produced the most knowledge on the subject and also the one that published the most articles on the subject. I conclude that the concept of equity has a broad network of meanings and is understood in educational studies from four perspectives: 1) as equal conditions in the field of learning and teaching; 2) as a pedagogical principle focused on student performance; 3) as a way of reducing social inequalities and 4) as a means of balancing tensions between different groups.
Resumo (espanhol)
El objetivo del estudio fue analizar, a través de artículos académicos, cómo se enfoca y se entiende el tema de la equidad en los estudios de educación escolar. La revisión buscó mapear el campo de estudio, problematizar tendencias y caracterizar los factores relevantes en el debate. El trabajo, de carácter teórico, consistió en una investigación bibliográfica realizada a partir del sondeo, selección, análisis, síntesis e interpretación de documentación textual de carácter académico, publicada en forma de artículos, producida por investigadores de todo Brasil y América Latina. Para la revisión bibliográfica, se realizaron búsquedas en bases de datos de acceso abierto utilizando las palabras clave «Educación y equidad» en dos idiomas: portugués y español. Así, el estudio propuesto se basó en la comprensión y el análisis de los significados formulados en torno a los conceptos de «equidad». Teniendo en cuenta que el discurso académico participa activamente en las negociaciones sobre políticas sociales para la educación, la relevancia social de esta investigación se basa en la comprensión de que este tipo de producción debe ser constantemente revisada, analizada y criticada. Los resultados indicaron un número significativo de estudios sobre el tema y el papel pionero de Brasil, que fue el país que más conocimiento produjo sobre el asunto y también el que más artículos publicó sobre la cuestión. Se concluye que el concepto de equidad tiene una amplia red de significados y se entiende en los estudios educativos desde cuatro perspectivas: 1) como igualdad de condiciones en el ámbito del aprendizaje y la enseñanza; 2) como principio pedagógico centrado en el rendimiento de los alumnos; 3) como forma de reducir las desigualdades sociales y 4) como medio de equilibrar las tensiones entre diferentes grupos.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
TORRES, Taluana Laiz Martins. Equidade e educação escolar: revisão sistemática de estudos latino-americanos. 2025. 63 f. Relatório de Pós-doutorado - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.