Publicação: Estratégias utilizadas pela gestão escolar para melhoria da relação família-escola
Carregando...
Arquivos
Data
2022-11-10
Autores
Orientador
Borghi, Raquel Fontes 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo identificar estratégias
utilizadas pela gestão escolar para a melhoria da relação família-escola. A
proximidade dessa relação como é possível notar no trecho acima, mostra também
que as famílias, podem e devem ter uma relação mais ativa, na escola, tanto na
parte pedagógica e na parte administrativa, pois como é possível notar, a escola se
torna uma extensão da comunidade, onde está localizada, e por esse motivo se
torna essencial envolver as ideias da sociedade que ali frequenta, construindo assim
um trabalho de forma coletiva. Para o alcance do objetivo foi utilizada a metodologia
de revisão da produção científica sobre a temática, buscando artigos na plataforma
do Google Acadêmico no período de 2015 a 2020. Para seleção dos artigos
científicos foi utilizado o descritor: estratégias de gestão escolar e a "relação
família-escola”. Os resultados evidenciam que a confiança deve sempre estar
presente, para que as estratégias que serão destacadas ao longo do trabalho sejam
executadas de forma coletiva e beneficiando os dois lados, que buscam um objetivo
em comum, o desenvolvimento integral do aluno, que frequenta aquela comunidade
e o ambiente escolar.
Resumo (inglês)
The purpose of this production is to identify the school management's strategies to improve the school-family relationship. The proximity of this relationship, as is noticeable above, exhibities that the families, can, and should, have a more active relation with the school, in the pedagogic sense and in the administration part as well, because as is possible to notice, the school is an extension of the community that surrounds it, and for that reason, it's essential to evolve the ideas of the society that attends the school, thus building a collective work. The methodology utilized to accomplish what was proposed, was the revision of scientific productions about the theme, by searching articles on the Google Academics platform, the searched period was 2015 to 2020. For the selection of the scientific articles, the discrimination utilized was: estratégias de gestão escolar e a "relação família-escola”. The results showed that trust must always be present so that the strategies discussed during this production, happen collectively and be beneficial for both parts, that want the same goal, the total development of the students that attend that school and are a part of the community.
Descrição
Idioma
Português