Publicação:
Algumas considerações sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia

dc.contributor.authorAssis, Alice [UNESP]
dc.contributor.authorTeixeira, Ode Pacubi Baierl [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:27:41Z
dc.date.available2014-05-20T13:27:41Z
dc.date.issued2003-01-01
dc.description.abstractNeste artigo procuramos abordar alguns aspectos relevantes sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia, tais como as concepções de energia do senso comum e as relações entre transformações de energia e meio ambiente, bem como destacar a viabilidade da utilização de textos com abordagens históricas e, finalmente, analisamos um texto interdisciplinar que relaciona energia e meio ambiente. Com relação ao referido texto, discutimos a possibilidade de o mesmo levar o estudante a um entendimento das noções fundamentais de energia, mediante a contextualização histórica, social, política, econômica e ambiental dessas noções.pt
dc.description.abstractIn this paper, we focus some relevant aspects about teaching and learning of the energy concept such as the energy conceptions of comum sense and the relations between the energy transformations and environment , as well as it stands out the applicability of texts with historical approaches, and finally we also made use of an interdisciplinary text that related energy to environment. About this text, we mentioned the possibility of such text lead the student to a better understanding of the essential notions about energy, trough the contextualization of these historical, social, political, economical and environmental concepts.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdades de Ciências
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdades de Ciências
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia
dc.format.extent41-52
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132003000100004
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 9, n. 1, p. 41-52, 2003.
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132003000100004
dc.identifier.fileS1516-73132003000100004.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.scieloS1516-73132003000100004
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/9169
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectEnergiapt
dc.subjectleiturapt
dc.subjecttextos históricospt
dc.subjectenergia e meio ambientept
dc.subjectEnergyen
dc.subjectreadingen
dc.subjecthistorical textsen
dc.subjectenergy and environmenten
dc.titleAlgumas considerações sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energiapt
dc.title.alternativeSome considerations on teaching and learning of the energy concepten
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7685860330861283[1]
unesp.author.orcid0000-0003-0933-1001[1]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132003000100004.pdf
Tamanho:
4.81 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:

Coleções