Publicação: Propostas e práticas: possibilidades e limitações na apropriação da TIC como recurso metodológico para o ensino e aprendizagem da matemática
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Freitas, Zulind Luzmarina 

Coorientador
Pós-graduação
Ensino e Processos Formativos - IBILCE
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O uso das TIC nas práticas de ensino é cada vez mais incentivado pela sociedade educacional moderna. Nota-se, no entanto, que elas têm sido recursos pouco aceitados e escolhidos pelos professores da escola básica. Com a constatação inicial de que as TIC constituem um desafio para os professores, objetivamos investigar como estão sendo utilizadas essas ferramentas no contexto de ensino e aprendizado entre professores e alunos. Em função do objetivo proposto, o problema que estrutura a pesquisa é: como acontece e que movimentos marcam as práticas pedagógicas que fazem uso das TIC? Nossa pesquisa tem caráter qualitativo, na qual expomos à análise as práticas docentes utilizando as TIC levando em consideração nossa base teórica. Escolhemos como instrumentos de coleta de dados as gravações de áudios e os diários de campo da professora/pesquisadora que foram as fontes principais para a análise.
Resumo (inglês)
The use of TIC teaching practices is increasingly encouraged by the modern educational society. It should be noted, however, that these features were poorly accepted and chosen by elementary school teachers. With an initial realization that, as TIC pose a challenge for teachers, the objectives of investigating how these tools are being used are the context of teaching and learning between teachers and students. Due to the proposed objective, the problem of structuring a research is: how it happens and what movements mark as pedagogical practices that make use of TIC? Our research has a qualitative character, which is analyzed as teaching practice the use of ICT taking into account our theoretical basis. We chose as data collection instruments such as audio recordings and the field diaries of the teacher / researcher that were the main sources for analysis.
Descrição
Palavras-chave
TIC., Ensino da matemática., Recurso metodológico., Tecnologias de informação e comunicação., Inteligência coletiva., Collective intelligence., Information and communication technologies.
Idioma
Português