Os periódicos científicos como tecnologia necessária à gestão na formação de professores-pesquisadores
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Data
Autores
Orientador
Reis, Márcia Lopes 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Escolar - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A formação do professor-pesquisador ou professor reflexivo demanda a incorporação das
pesquisas científicas à prática docente. Essa premissa decorre do estado da arte sobre a
formação de professores e contextualiza a pergunta-problema desta dissertação: Em
que medida a utilização dos periódicos científicos como tecnologia se faz necessária à
gestão dos currículos na formação desses docentes-pesquisadores? Parte-se da
premissa que a realização de pesquisas científicas implica realizar publicações e que,
para essas práticas, são necessários o acesso e a apropriação de conhecimentos como a
metodologia científica para a resolução dos problemas que, nesta dissertação, seriam,
predominantemente, a reflexão sistemática sobre a prática docente em suas distintas
dimensões. O objetivo geral proposto foi investigar em que medida a gestão dos currículos
desses programas (de formação inicial e continuada) contam com um conjunto de
referencial bibliográfico representado pelas publicações em periódicos científicos. Os
objetivos específicos foram: a) realizar uma revisão sistemática sobre a temática, b)
analisar e descrever cursos de formação de professores no que se refere aos planos
pedagógicos e as referências das disciplinas de tais cursos. A metodologia escolhida foi
a pesquisa do tipo qualitativa exploratória. Para a coleta de dados, foi realizada uma
revisão bibliográfica e documental. A revisão bibliográfica teve como fonte artigos
publicados na base Google Acadêmico no período de 2012 a 2022 tendo como
descritores, “currículo, artigos científicos e licenciaturas”. A revisão documental foi realizada com a
análise dos currículos de cinco programas de formação de professores cujo perfil possui
as características do professor-pesquisador ou professor-reflexivo. Foram quatro cursos
de licenciatura (formação inicial) e um programa de pós-graduação stricto sensu de
formação de professores para a educação básica namodalidade de mestrado profissional
do Programa de Pós-graduação em Docência para Educação Básica. As análises de
dados foram quantitativa (estatistica descritiva simples) e qualitativas (organização de
categorias temáticas). Os resultados da revisão bibliográfica apontaram poucos estudos publicados
sobre a importância da publicação de resultados de pesquisa científica na formação inicial dos cursos
de licenciatura. A busca documental resultou na evidência de certa irregularidade no registro de
artigos de periódicos científicos nos referenciais bibliográficos dos planos das disciplinas dos cinco
cursos de formação, inicial e continuada, para professores. Essas constatações possibilitaram a
compreensão da complexidade do processo de gestão curricular desses cursos considerando sua
ênfase na formação do professor-pesquisador ou professor reflexivo. Pode-se concluir que os
periódicos científicos, considerados como relevantes tecnologias, dão visibilidade ao
que tem sido produzido, mais recentemente, em certos campos do conhecimento,
permitindo que o princípio basilar do ineditismo científico seja praticado a partir da
formação inicial, seguindo com a pesquisa na pós-graduação, que configura a formação
continuada. A utilização dessas referências nos fluxos curriculares dos cursos de
licenciatura possibilita que a gestão dos currículos possa desempenhar sua função de
gerir ou administrar os conhecimentos a serem mobilizados para a formação do
professor-pesquisador ou professor-reflexivo, sendo necessário maior investimento para
tal implementação tecnológica.
Resumo (inglês)
The training of a teacher-researcher or reflective teacher demands the incorporation of
scientific research into teaching practice. This premise arises from the state of the art in
teacher training and contextualizes the problem question of this dissertation: To what extent
is the use of scientific journals as technology necessary for the management of curricula in
the training of these teacher-researchers? It is based on the premise that carrying out
scientific research implies publishing and that, for these practices, access and appropriation
of knowledge are necessary such as scientific methodology for solving problems that, in
this dissertation, would predominantly be reflection systematic review of teaching practice
in its distinct dimensions. The proposed general objective was to investigate to what extent
the management of the curricula of these programs (initial and continuing training) rely on a
set of bibliographic references represented by publications in scientific journals. The
specific objectives were: a) to carry out a systematic review on the topic, b) to analyze and
describe teacher training courses with regard to the pedagogical plans and references of the
subjects of such courses. The methodology chosen was exploratory qualitative research. To
collect data, a bibliographic and documentary review was carried out. The bibliographic
review had as its source articles published in the Google Scholar database in the period
from 2012 to 2022 with the descriptors “resume, scientific articles and degrees”. The
documentary review was carried out with the analysis of the curricula of five teacher
training programs whose profile has the characteristics of the teacher-researcher or teacherreflective.
There were four undergraduate courses (initial training) and a stricto sensu
postgraduate program for teacher training for basic education in the professional master's
degree format of the Postgraduate Program in Teaching for Basic Education. Data analyzes
were quantitative (simple descriptive statistics) and qualitative (organization of thematic
categories). The results of the bibliographic review showed few published studies on the
importance of publishing scientific research results in the initial training of undergraduate
courses. The documentary search resulted in evidence of a certain irregularity in the
registration of scientific journal articles in the bibliographic references of the subject plans
of the five initial and continuing training courses for teachers. These findings made it
possible to understand the complexity of the curriculum management process of these
courses considering their emphasis on the training of teacher-researchers or reflective
teachers. It can be concluded that scientific journals, considered as relevant technologies,
give visibility to what has been produced more recently in certain fields of knowledge,
allowing the basic principle of scientific novelty to be practiced from initial training,
continuing with the postgraduate research, which configures continuing education. The use
of these references in the curricular flows of undergraduate courses allows curriculum
management to perform its function of managing or administering the knowledge to be
mobilized for the training of teacher-researchers or reflective teachers, requiring greater
investment for such technological implementation.
Descrição
Palavras-chave
Professor-pesquisador, Publicação científica, Formação inicial, Formação continuada, Gestão curricular, Teacher-researcher, Scientific publication, Initial formation, Continuing training, Educational management
Idioma
Português

