Publicação: Relações intergeracionais e formação profissional docente: uma análise das produções acadêmicas
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Sarti, Flávia Medeiros 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IB - Pedagogia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo bibliográfico que objetivou reunir, na literatura especializada em português, elementos para a discussão sobre a o valor formativo das relações entre gerações profissionais docentes e analisar como os pesquisadores da área desenvolvem e discutem sobre esse tipo de formação. A revisão realizada identificou 8 dissertações, 2 teses e 4 artigos. De acordo com os resultados obtidos, nota-se a necessidade de uma formação de professores que institua a relação entre diferentes gerações de professores de modo a trazer os professores experientes para dentro da formação, amenizando, entre outros problemas, as desistências no início da carreira docente e o choque de realidade, embora as pesquisas analisadas no estudo bibliográfico apresentem dados ricos, detalhados e relevantes, há poucos pesquisadores que se dedicam ao tema no Brasil, mesmo que as bases pesquisadas sejam abrangentes e relevantes, a prática de formação de professores pelas Instituições de Ensino Superior pouco consideram a relevância da relação intergeracional.
Resumo (inglês)
This work presents the results to bibliographic study that aimed to gather, in the specialized literature in Portuguese, elements to the discussion on the formative value the relationships between professional generations of teachers and to analyze how researchers in the area develop and discuss this type to training. The review carried out identified 8 dissertations, 2 theses and 4 articles. According to the results obtained, there is a need for teacher training that establishes the relationship between different generations on teachers in order to bring experienced teachers into the training, mitigating, among other problems, early dropouts and the shock to reality, although the research analyzed in the bibliographic study presents rich, detailed and relevant data, there are few researchers who dedicate themselves to the theme in Brazil, even though the researched bases are comprehensive and relevant, the practice to the teacher training by Higher education institutions have little regard for the relevance of the intergenerational relationship.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores, Relações intergeracionais, Geração profissional, Teacher training, Intergenerational relations, Professional generation
Idioma
Português