Logotipo do repositório
 

Publicação:
Os saberes docentes na prática pedagógica da educação física

dc.contributor.advisorSouza Neto, Samuel de [UNESP]
dc.contributor.authorCampos, André Luiz Busoni [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:10:51Z
dc.date.available2015-03-23T15:10:51Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractTendo como objetivo identificar as práticas pedagógicas que dão sustentação a Educação Física na escola buscou-se averiguar, nesse processo educativo, quais são os saberes que as fundamentam. Na busca dos dados utilizou-se como procedimentos metodológicos o estudo de natureza qualitativa do tipo descritivo exploratório, tendo no questionário o instrumento para a coleta de dados e na analise de conteúdo a apreciação dos resultados encontrados. Com relação aos saberes e a teoria que fundamentam a prática pedagógica dos participantes no estágio observou-se, nas descrições, de um lado a emergência do saber experiêncial neste contexto, trazendo subjacente a ele os saberes da formação embasados pelas disciplinas/matérias pedagógicas. Entretanto, por outro lado, a categoria genérico (no que diz respeito às teorias que fundamentam esta prática) apareceu como um registro no fato de que os participantes têm muita dificuldade em elucidar com clareza as teorias que lhes dão suporte. Embora reconheçam, genericamente, que são os conhecimentos do curso que os embasam em suas ações, como as abordagens de ensino, não apontaram de forma clara quais são denotando talvez um limite da licenciatura. Com relação ao saber da experiêncial não deixa de ser relevante este aspecto presente na prática pedagógica desse professor principiante, considerando se tratar que a socialização primária permeia a formação desse professor, podendo se dizer que há um saber prático do qual emana uma epistemologia de conhecimento em construção pautada numa racionalidade prática.pt
dc.format.extent32 f.
dc.identifier.aleph000570810
dc.identifier.citationCAMPOS, André Luiz Busoni. Os saberes docentes na prática pedagógica da educação física. 2008. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.
dc.identifier.filecampos_alb_tcc_rcla.pdf
dc.identifier.lattes7352600571268275
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118487
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt
dc.subjectProfessores de educação fisicapt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectSaberes docentespt
dc.subjectPrática pedagógicapt
dc.titleOs saberes docentes na prática pedagógica da educação físicapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7352600571268275
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateEducação Física - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
campos_alb_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
819.59 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format