Logotipo do repositório
 

Publicação:
Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogo

dc.contributor.authorCarneiro, Maria Cecília Vecchiato Saenz [UNESP]
dc.contributor.authorNourani, Farid [UNESP]
dc.contributor.authorAffonso, Frank José [UNESP]
dc.contributor.authorRio, Fernando Henrique Bonfim Moreno Del [UNESP]
dc.contributor.authorMachado, Pedro Bittencourt [UNESP]
dc.contributor.authorYamashita, Danilo Hiroshi [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Samuel Davi Müller de [UNESP]
dc.contributor.authorGovone, José Silvio [UNESP]
dc.contributor.authorCarneiro, José Gustavo Viegas [UNESP]
dc.contributor.authorKuroishi, Danilo de Almeida [UNESP]
dc.contributor.authorPolezi, Luiz Afonso [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-02T15:39:47Z
dc.date.available2017-01-02T15:39:47Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractIntrodução: O projeto de extensão Grupo de Formação: Diálogo e Alteridade teve início em março de 2010 (em andamento) e do mesmo participam alunos da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNESP (Rio Claro) que se reúnem semanalmente para refletir acerca da organização do trabalho pedagógico e do cotidiano escolar. Objetivos: socializar e discutir experiências e propostas desenvolvidas por/com professores; considerar o cotidiano escolar como espaço formativo e como objeto de estudo. Ainda os alunos têm a possibilidade de vivenciar a complexidade da escola já que o projeto de extensão articula-se a um projeto de pesquisa desenvolvido em escolas de Ensino Fundamental I do referido município e a um curso de extensão oferecido para educadores da mesma rede de ensino. As propostas de trabalho desenvolvidas nesses dois contextos têm a intencionalidade de educar o olhar de alunos e professores a partir de filmes já que isso possibilita promover o conhecimento, o sentimento e a ação, enfatizando assim as dimensões éticas e estéticas dos filmes e ampliando a nossa compreensão do mundo. Nos encontros semanais do projeto, são socializadas as experiências vividas com os educadores nesses dois âmbitos e, a partir de leitura de textos procuramos buscar embasamento teórico para as nossas discussões e ações colaborativas no contexto escolar. Método: Algumas das atividades desenvolvidas nos encontros semanais neste ano foram: 1) a leitura e discussão de textos (científicos e literários) e que surgem das inquietações sinalizadas pelos alunos a partir de suas experiências com os educadores, 2) o registro do encontro semanal em caderno coletivo do grupo; 3) a discussão sobre projetos de trabalho para serem desenvolvidas com os professores nas escolas; 4) a prática da escrita, instância de reflexão e formação que foi desenvolvida a partir de três propostas: a escrita mensal a partir de uma temática definida no grupo; a escrita de Pipocas Pedagógicas que são crônicas de acontecimentos vividos no contexto escolar; a avaliação do processo vivido no projeto de extensão; 5) a organização de dois eventos acadêmicos: Mesa Redonda cujo tema será a educação do olhar e a II Mostra dos Saberes da Experiência, no qual serão socializadas as parecerias feitas pelos alunos do projeto com os professores da escola ao longo deste ano. Resultados: o projeto contribui de forma significativa no processo de formação inicial dos seus participantes já que promove o diálogo e a interlocução entre o grupo; a efetiva ligação entre a escola e a universidade; a construção de um olhar solidário perante os acontecimentos vividos na universidade e na escola; a sistematização dos saberes produzidos pelos graduandos legitimando assim a sua autoria enquanto produtores de conhecimentos.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil
dc.format.extent09265
dc.identifierhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTI2NQ==
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09494
dc.identifier.file2013-09265-chaluh.pdf
dc.identifier.lattes4605197880532763
dc.identifier.orcid0000-0002-1049-1646
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/146848
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectFormação inicialpt
dc.subjectFormação continuadapt
dc.subjectEscolapt
dc.titleFormação inicial de professores: olhar, escuta e diálogopt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4605197880532763[2]
unesp.author.orcid0000-0002-1049-1646[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
2013-09265-chaluh.pdf
Tamanho:
10.13 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format