Publicação: Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogo
dc.contributor.author | Carneiro, Maria Cecília Vecchiato Saenz [UNESP] | |
dc.contributor.author | Nourani, Farid [UNESP] | |
dc.contributor.author | Affonso, Frank José [UNESP] | |
dc.contributor.author | Rio, Fernando Henrique Bonfim Moreno Del [UNESP] | |
dc.contributor.author | Machado, Pedro Bittencourt [UNESP] | |
dc.contributor.author | Yamashita, Danilo Hiroshi [UNESP] | |
dc.contributor.author | Souza, Samuel Davi Müller de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Govone, José Silvio [UNESP] | |
dc.contributor.author | Carneiro, José Gustavo Viegas [UNESP] | |
dc.contributor.author | Kuroishi, Danilo de Almeida [UNESP] | |
dc.contributor.author | Polezi, Luiz Afonso [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-02T15:39:47Z | |
dc.date.available | 2017-01-02T15:39:47Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Introdução: O projeto de extensão Grupo de Formação: Diálogo e Alteridade teve início em março de 2010 (em andamento) e do mesmo participam alunos da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNESP (Rio Claro) que se reúnem semanalmente para refletir acerca da organização do trabalho pedagógico e do cotidiano escolar. Objetivos: socializar e discutir experiências e propostas desenvolvidas por/com professores; considerar o cotidiano escolar como espaço formativo e como objeto de estudo. Ainda os alunos têm a possibilidade de vivenciar a complexidade da escola já que o projeto de extensão articula-se a um projeto de pesquisa desenvolvido em escolas de Ensino Fundamental I do referido município e a um curso de extensão oferecido para educadores da mesma rede de ensino. As propostas de trabalho desenvolvidas nesses dois contextos têm a intencionalidade de educar o olhar de alunos e professores a partir de filmes já que isso possibilita promover o conhecimento, o sentimento e a ação, enfatizando assim as dimensões éticas e estéticas dos filmes e ampliando a nossa compreensão do mundo. Nos encontros semanais do projeto, são socializadas as experiências vividas com os educadores nesses dois âmbitos e, a partir de leitura de textos procuramos buscar embasamento teórico para as nossas discussões e ações colaborativas no contexto escolar. Método: Algumas das atividades desenvolvidas nos encontros semanais neste ano foram: 1) a leitura e discussão de textos (científicos e literários) e que surgem das inquietações sinalizadas pelos alunos a partir de suas experiências com os educadores, 2) o registro do encontro semanal em caderno coletivo do grupo; 3) a discussão sobre projetos de trabalho para serem desenvolvidas com os professores nas escolas; 4) a prática da escrita, instância de reflexão e formação que foi desenvolvida a partir de três propostas: a escrita mensal a partir de uma temática definida no grupo; a escrita de Pipocas Pedagógicas que são crônicas de acontecimentos vividos no contexto escolar; a avaliação do processo vivido no projeto de extensão; 5) a organização de dois eventos acadêmicos: Mesa Redonda cujo tema será a educação do olhar e a II Mostra dos Saberes da Experiência, no qual serão socializadas as parecerias feitas pelos alunos do projeto com os professores da escola ao longo deste ano. Resultados: o projeto contribui de forma significativa no processo de formação inicial dos seus participantes já que promove o diálogo e a interlocução entre o grupo; a efetiva ligação entre a escola e a universidade; a construção de um olhar solidário perante os acontecimentos vividos na universidade e na escola; a sistematização dos saberes produzidos pelos graduandos legitimando assim a sua autoria enquanto produtores de conhecimentos. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 09265 | |
dc.identifier | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTI2NQ== | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09494 | |
dc.identifier.file | 2013-09265-chaluh.pdf | |
dc.identifier.lattes | 4605197880532763 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-1049-1646 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/146848 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.subject | Formação inicial | pt |
dc.subject | Formação continuada | pt |
dc.subject | Escola | pt |
dc.title | Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogo | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 4605197880532763[2] | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-1049-1646[2] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.department | Educação - IB | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- 2013-09265-chaluh.pdf
- Tamanho:
- 10.13 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format