Logotipo do repositório
 

Publicação:
Teaching language components to deaf/hard-of-hearing and cochlear implant users: a literature review

dc.contributor.authorLucchesi, Fernando Del Mando
dc.contributor.authorAlmeida-verdu, Ana Claudia Moreira
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-11-12T17:26:52Z
dc.date.available2018-11-12T17:26:52Z
dc.date.issued2017-12-01
dc.description.abstractABSTRACT Cochlear implants are one of the possible ways for Deaf or Hard-of-Hearing (DHH) individuals to detect sounds and as a mean of insertion in the social, academic and work environments. Nevertheless, in many cases, the cochlear implant alone is not sufficient, demanding hearing and expressive language skills rehabilitation to optimize the device used. This study aimed at reviewing scientific articles that described empirical research with interventions and/or teaching methods of various language repertoires to deaf and hard-of-hearing cochlear implant users. The review was carried out in five scientific databases considering all periods. On the first phase, 156 articles were identified and from these, 24 publications were selected. After being read, these articles were categorized and analyzed as to the participants, teaching targets and procedures adopted. On the last stage of the research, 10 experimental studies were selected and analyzed regarding procedures and results, indicating important factors in teaching this population. The results point to the necessity of an increase of scientific production in the construction and evaluation of effective verbal repertoires teaching programs for cochlear implant users.en
dc.description.abstractRESUMO O indivíduo com deficiência auditiva encontra no implante coclear um dispositivo de reabilitação da capacidade de detectar sons e de inserção no meio social, acadêmico e do trabalho. No entanto, em muitos casos, apenas o implante não é suficiente, sendo necessário investimento na reabilitação de habilidades auditivas e da linguagem expressiva para otimizar o uso do dispositivo. O presente estudo teve como objetivo revisar artigos científicos que apresentem estudos empíricos da aplicação de intervenções e/ou métodos de ensino de repertórios de linguagem diversos a população com deficiência auditiva e usuária de implante coclear. O levantamento foi realizado em cinco bases de dados em qualquer período. Na primeira etapa foram levantadas 156 publicações, e destes, 24 artigos foram selecionados. A partir da leitura, os artigos foram categorizados e analisados quanto aos participantes, alvos de ensino e procedimentos empregados. Na última etapa da pesquisa, 10 estudos experimentais foram selecionados e analisados quanto aos procedimentos e resultados, indicando alguns fatores importantes no ensino com esta população. Os resultados sugerem a necessidade de uma maior e mais sistemática produção científica na construção e avaliação de programas de ensino de repertórios verbais efetivos para a população usuária de implante coclear.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.format.extent855-867
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1982-021620171965717
dc.identifier.citationRevista CEFAC. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial, v. 19, n. 6, p. 855-867, 2017.
dc.identifier.doi10.1590/1982-021620171965717
dc.identifier.fileS1516-18462017000600855.pdf
dc.identifier.issn1516-1846
dc.identifier.scieloS1516-18462017000600855
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157770
dc.language.isoeng
dc.publisherABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.relation.ispartofRevista CEFAC
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectCochlear Implantsen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectLanguage Developmenten
dc.subjectReview Literature as Topicen
dc.subjectImplante Coclearpt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectDesenvolvimento de Linguagempt
dc.subjectLiteratura de Revisão como Assuntopt
dc.titleTeaching language components to deaf/hard-of-hearing and cochlear implant users: a literature reviewen
dc.title.alternativeEnsino de componentes da linguagem a usuários de implante coclear: revisão da literaturapt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3777028853675653[2]
unesp.author.orcid0000-0001-5202-0263[2]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-18462017000600855.pdf
Tamanho:
441.76 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções