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Publicação:
Projeto de extensão da UNESP de Itapeva leva a educação ambiental para a zona rural

dc.contributor.authorMarcondes, Fernanda Fernandez [UNESP]
dc.contributor.authorCosta, Maria Angélica Martins [UNESP]
dc.contributor.authorBarros, Carolina Aparecida [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-02T15:39:53Z
dc.date.available2017-01-02T15:39:53Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractIntrodução: A sustentabilidade é um dos temas mais abordados atualmente e é imprescindível que a sua importância seja discutida e destacada para as crianças, afinal, elas são as responsáveis pelo futuro do planeta. Desta forma, o projeto alia a necessidade da educação ambiental com uma importante questão envolvida pelos projetos universitários, que é a abrangência da extensão. A zona rural, na maioria das vezes não é contemplada com projetos de extensão, pois são áreas longínquas e de difícil acesso. Isto motivou o desenvolvimento e a atenção deste projeto para com estas escolas e crianças da educação infantil. Objetivos: Desenvolver nas crianças a consciência dos problemas ambientais, bem como a compreensão de que nossas atitudes influenciam diretamente no futuro do planeta, ensinando como podemos agir de forma consciente e sustentável nas práticas do dia a dia. Métodos: Para o desenvolvimento deste projeto são utilizadas aulas expositivas com fotos, vídeos e brincadeiras, a fim de obter maior atenção e comprometimento dos alunos com o assunto. Os temas abordados são: meio ambiente, poluição, economia de água e reciclagem. Resultados: A aula foi realizada na Escola Municipal Profª Maria Terezinha Oliveira, localizada no bairro Pacova a 52,9 km da cidade de Itapeva-SP. As crianças, que tem de 3 a 5 anos, foram extremamente receptivas e participativas durante a aula, identificando os problemas ambientais e propondo soluções para os mesmos. Em seguida, foi aplicado um teste de assimilação de conteúdo, onde cerca de 85% das crianças obtiveram nota máxima. Também foram feitas pinturas com guache, em cartolina e em tela. Em geral, observou-se a importância de levar projetos de extensão às áreas afastadas da cidade. Isso foi refletido no carinho e atenção dados por cada um dos alunos e na importância que eles, diretores, coordenadores e professores da rede pública deram a nossa visita e ao desenvolvimento do projeto.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Bioquímica e Tecnologia, Instituto de Química de Araraquara
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Bioquímica e Tecnologia, Instituto de Química de Araraquara
dc.format.extent09668
dc.identifierhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY2OA==
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09794
dc.identifier.file2013-09668-marcondes.pdf
dc.identifier.lattes3868252624627232
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/146884
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectAmbientept
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectZona ruralpt
dc.titleProjeto de extensão da UNESP de Itapeva leva a educação ambiental para a zona ruralpt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3868252624627232
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química, Araraquarapt
unesp.departmentBioquímica e Tecnologia - IQpt

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