Publicação: REVISITAR O CONCEITO DE COMUNIDADE PARA DISCUTIR SUA APLICAÇÃO A CONTEXTOS TELECOLABORATIVOS
dc.contributor.author | Rampazzo, Laura | |
dc.contributor.author | Aranha, Solange [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T10:53:04Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T10:53:04Z | |
dc.date.issued | 2019-09-30 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é discutir o conceito de comunidade em contextos multimodais de projetos telecolaborativos, específicamente o teletandem (TELLES, 2006). Comunidades discursivas (CD) são agrupamentos de indivíduos que se unem para atingir seus propósitos comunicativos por meio de gêneros (SWALES, 1990). Embora o conceito tenha sido extensivamente discutido em contextos acadêmicos, parece não haver estudos que envolvam o tema e sua importância para a telecolaboração. Uma tentativa nesse sentido é o trabalho de Silva (2012) sobre a comunidade teletandem (CT), no qual a autora investiga os estudantes que participam do projeto Teletandem Brasil: Línguas Estrangeiras para Todos. Partimos dos critérios elaborados por Silva para a definição de CT e nossa análise deriva de nossa observação intensa e criteriosa da prática de teletandem no laboratório de teletandem da UNESP - São José do Rio Preto. Os resultados indicam que os membros de comunidades que eventualmente se agrupam em contextos telecolaborativos tendem a serem regulados por regras locais e externas, engendrarem organizações complexas e compartilharem gêneros para alcançarem seus objetivos. | pt |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Letras Modernas | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Letras Modernas | |
dc.format.extent | 373-396 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1909-6 | |
dc.identifier.citation | Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, v. 63, n. 2, p. 373-396, 2019. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/1981-5794-1909-6 | |
dc.identifier.file | S1981-57942019000200373.pdf | |
dc.identifier.issn | 0002-5216 | |
dc.identifier.issn | 1981-5794 | |
dc.identifier.scielo | S1981-57942019000200373 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/213295 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | |
dc.relation.ispartof | Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Telecolaboração | pt |
dc.subject | Comunidade Discursiva | pt |
dc.subject | Comunidade Teletandem | pt |
dc.subject | Gêneros | pt |
dc.title | REVISITAR O CONCEITO DE COMUNIDADE PARA DISCUTIR SUA APLICAÇÃO A CONTEXTOS TELECOLABORATIVOS | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-4736-9900[1] | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-8092-1875[2] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto | pt |
unesp.department | Letras Modernas - IBILCE | pt |
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