Logotipo do repositório
 

Publicação:
Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolar

dc.contributor.authorChakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:13:36Z
dc.date.available2014-05-20T15:13:36Z
dc.date.issued2005-12-01
dc.description.abstractO artigo aborda as relações entre a Psicologia e a Educação, tomando especialmente a perspectiva psicogenética, cujas teorias enriquecem tanto a Psicologia quanto a Educação. Apresenta, inicialmente, breve histórico dos estudos psicológicos do desenvolvimento humano, salientando as várias fases pelas quais se constituiu a Psicologia do Desenvolvimento. Trata, em seguida, das idéias centrais da teoria psicogenética piagetiana e de suas vertentes funcionalista e sócio-interacionista e comenta, por fim, a tendência das pesquisas sobre os conhecimentos sociais e conteúdos escolares, levantando suas contribuições para a educação escolar.pt
dc.description.abstractThe paper approaches the relationships between Psychology and Education, especially taking the psychogenetic perspective s theories, which enriched the Psychology as much as the Education field. After brief record of the psychological studies of the human development and pointing out the several phases which constituted the Psychology of the Development, the paper deals with the central ideas of Piaget s psychogenetic theory and its functionalist and social-interactionist views. Finally, it comments the tendency of the researches on the social knowledge and school contents, pointing out their contributions for the school education.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.format.extent289-296
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300005
dc.identifier.citationPsicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 21, n. 3, p. 289-296, 2005.
dc.identifier.doi10.1590/S0102-37722005000300005
dc.identifier.fileS0102-37722005000300005.pdf
dc.identifier.issn0102-3772
dc.identifier.scieloS0102-37722005000300005
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28847
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia
dc.relation.ispartofPsicologia: Teoria e Pesquisa
dc.relation.ispartofsjr0,128
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectrelações Psicologia-Educaçãopt
dc.subjectperspectiva psicogenéticapt
dc.subjectpesquisa psicogenéticapt
dc.subjecteducação escolarpt
dc.subjectPsychology-Education relationshipsen
dc.subjectpsychogenetic perspectiveen
dc.subjectpsychogenetic researchen
dc.subjectschool educationen
dc.titleContribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolarpt
dc.title.alternativeContributions from the psychogenetic research for the school educationen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isDepartmentOfPublication4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentPsicologia da Educação - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0102-37722005000300005.pdf
Tamanho:
128.61 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: