Logo do repositório
 

Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) no Brasil: regulação da integração ensino serviço e sustentabilidade administrativa

dc.contributor.authorBorges, Fabiano Tonaco
dc.contributor.authorGarbin, Clea Adas Saliba [UNESP]
dc.contributor.authorSiqueira, Carlos Eduardo
dc.contributor.authorGarbin, Artênio José Ísper [UNESP]
dc.contributor.authorRocha, Najara Barbosa da [UNESP]
dc.contributor.authorLolli, Luíz Fernando [UNESP]
dc.contributor.authorMoimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP]
dc.contributor.institutionEscola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversity of Massachusetts at Lowell School of Health and Environment Department of Community Health and Sustainability
dc.date.accessioned2013-09-30T18:30:57Z
dc.date.accessioned2014-05-20T13:44:24Z
dc.date.available2013-09-30T18:30:57Z
dc.date.available2014-05-20T13:44:24Z
dc.date.issued2012-04-01
dc.description.abstractO objetivo deste artigo foi discutir a sustentabilidade administrativa das Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) a partir do princípio da integração ensino serviço, que traz uma nova dimensão do trabalho na saúde ainda não regulada pela administração pública brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso. A pesquisa foi realizada por meio de questionário semiestruturado junto aos gestores das ETSUS, abordando aspectos institucionais, administrativos e de gestão do trabalho. O universo amostral foi de 6 ETSUS pertencentes à Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS). As ETSUS apresentaram gestão e planejamento centralizados e execução descentralizada de sua atividade fim, em sua maioria sem autonomia administrativa e altamente dependente de financiamento do governo federal. Segundo os gestores das escolas, a falta de regulação da atividade docente por servidor público fragiliza a gestão das ETSUS. Estas instituições apresentam problemas de gestão relacionados à integração ensino serviço, que precisa ser regulamentada para conferir sustentabilidade às escolas e evitar contradições com a legislação brasileira.pt
dc.description.abstractThe scope of this study was to discuss the administrative sustainability of Brazil's Vocational Health Schools (ETSUS) based on the principle of teaching and service integration, which brings a new dimension to healthcare work as yet unregulated by Brazilian public administration. It was a qualitative study using case study methodology. The research involved a semi-structured questionnaire given to ETSUS managers addressing institutional, administrative, and work management aspects. The sample was composed of 6 ETSUS that belong to the Network of Vocational Health Schools (RET-SUS). The ETSUS showed centralized planning and management, and decentralized implementation of their core activities. The majority did not have administrative autonomy and relied heavily on funding from the federal government. According to ETSUS managers, the lack of regulation of teaching activities by civil servants weakens the management of ETSUS. The ETSUS have managerial problems related to teaching-service integration, which has to be regulated in order to guarantee the sustainability of these schools and avoid conflicts with Brazilian legislation.en
dc.description.affiliationEscola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Odontologia de Araçatuba Departamento de Odontologia Infantil e Social
dc.description.affiliationUniversity of Massachusetts at Lowell School of Health and Environment Department of Community Health and Sustainability
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Odontologia de Araçatuba Departamento de Odontologia Infantil e Social
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent977-987
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000400020
dc.identifier.citationCiência & Saúde Coletiva. ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, v. 17, n. 4, p. 977-987, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/S1413-81232012000400020
dc.identifier.fileS1413-81232012000400020.pdf
dc.identifier.issn1413-8123
dc.identifier.lattes2799473073030693
dc.identifier.lattes4419158525709686
dc.identifier.orcid0000-0001-5069-8812
dc.identifier.scieloS1413-81232012000400020
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/15552
dc.identifier.wosWOS:000303201800020
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
dc.relation.ispartofCiência & Saúde Coletiva
dc.relation.ispartofjcr0.757
dc.relation.ispartofsjr0,566
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectEducação profissionalizantept
dc.subjectRecursos humanospt
dc.subjectEscolas para profissionais de saúdept
dc.subjectPolíticaspt
dc.subjectPlanejamento e Administração em Saúdept
dc.subjectAdministração públicapt
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectHuman resourcesen
dc.subjectSchools for public health professionalsen
dc.subjectPolicy, planning and management in healthen
dc.subjectPublic administrationen
dc.titleEscolas Técnicas do SUS (ETSUS) no Brasil: regulação da integração ensino serviço e sustentabilidade administrativapt
dc.title.alternativeVocational Health Schools (ETSUS) in Brazil: regulation of the integration of teaching-service-administrative sustainability of ETSUSen
dc.typeArtigopt
dcterms.licensehttp://www.scielo.br/revistas/csc/paboutj.htm
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication8b3335a4-1163-438a-a0e2-921a46e0380d
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery8b3335a4-1163-438a-a0e2-921a46e0380d
unesp.author.lattes2799473073030693
unesp.author.lattes2097655397356898[4]
unesp.author.lattes4419158525709686[2]
unesp.author.orcid0000-0001-5069-8812[2]
unesp.author.orcid0000-0001-7426-5763[6]
unesp.author.orcid0000-0002-7325-6360[1]
unesp.author.orcid0000-0001-8993-3031[3]
unesp.author.orcid0000-0002-7017-8942[4]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatubapt
unesp.departmentOdontologia Infantil e Social - FOApt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-81232012000400020.pdf
Tamanho:
183.01 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: