Logotipo do repositório
 

Publicação:
Vida e correspondência: uma investigação do conceito de informação como eixo integrador do ensino de Biologia.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Caldeira, Ana Maria de Andrade

Coorientador

Pós-graduação

Educação para a Ciência - FC 33004056079P0

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

Levando em consideração a relação triádica do Ensino de Biologia – professor, estudante e conhecimento biológico, professores de Biologia devem apresentar conhecimento pedagógico do conteúdo que os possibilite tomar decisões de planejamento que priorizem a aprendizagem dos estudantes. No contexto do Ensino de Genética, é de grande relevância o conceito de informação. Contudo, algumas investigações têm apontado ausência de consenso científico para sua definição, bem como a possibilidade de tratar-se de uma metáfora. Levando em consideração o potencial de a metáfora causar distorções conceituais no ensino, é importante investigar a construção deste conceito na formação de professores. Além disso, uma percepção de natureza individual, tem sugerido que a informação seja um conceito integrador para o conhecimento biológico. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar a epistemologia do conceito de informação e as concepções que professores de Biologia em formação exibem a respeito dele. Propusemos contribuições teóricas para o debate epistemológico e coletamos dados em encontros do Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia com professores em formação por meio de questionários, entrevistas em grupo e representações individuais. Elaboramos uma definição de informação como processo de estabelecimento de correspondência entre dois objetos e como objeto informado. As concepções dos estudantes puderam ser classificadas em duas categorias: i) distorções conceituais de natureza relaçãopensamento linguagem ou epistemológica; e ii) compatíveis com o conceito científico proposto. Além disso, identificamos, por meio de uma análise de conteúdo que resultou em um quadro de dupla entrada, que o conceito de informação pode ser um eixo integrador para o Ensino de Biologia, tendo em vista que, na amostra investigada, os estudantes utilizaram conhecimentos biológicos de diversos recortes de tempo e de diversos níveis de organização para debater acerca da informação.

Resumo (inglês)

Considering the triadic relationship in Teaching of Biology – teacher, student and biological knowledge, Biology teachers should have pedagogical content knowledge that allow them making planning decisions that prioritize students learning. In the context of Teaching of Genetics, the concept of information is of great relevance. However, some investigations have pointed the lack of scientific consensus for its definition, as well as the possibility of information being a metaphor. Once that metaphor may cause misconceptions in teaching, it is important investigating the construction of this concept in teacher education. Besides that, a perception from individual nature suggested that information may be an integrating concept for biological knowledge. In this sense, we aimed investigating the epistemology of the concept of information and the conceptions Biology teachers in training exhibited about it. We offered theoretical contributions for the epistemological debate and collect data in meetings at the Epistemology of Biology Research Group with teachers in training using questionnaires, group interviews and individual representations. We proposed a definition of information as the process of stablishing a correspondence between two objects and as the informed object. Students’ conceptions were classified in two categories: i) misconceptions from tough-language relationship nature and epistemological one; and ii) compliant with the scientific concept proposed. Moreover, we identified, through a content analysis that resulted in a double entry panel, that the concept of information can be an integrating axis for Teaching of Biology, once that, in the sample investigated, students used biological knowledges in different time scales and in different levels of organization when discussing information.

Descrição

Palavras-chave

Epistemologia da Biologia, Ensino de Biologia, Ensino de Genética, Informação, Linguagem, Distorção conceitual

Idioma

Português

Como citar

GANIKO-DUTRA, Matheus. Vida e correspondência: uma investigação do conceito de informação como eixo integrador do Ensino de Biologia. 2023. 276f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Unesp, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2023.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação