Publicação: A experiência do consumidor na cocriação: caso cocriando Natura
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Guaraldo, Tamara de S. B. 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Comunicação Social - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Co-creation is a management strategy that utilizes interations and cooperation between a company and a group of clients to produce valued reciprocal outcomes. This study aims to investigated these processes based on a survey of the strategies and technologies used by the Cocriando Natura program to create experiences of interactions for its customers. The methodoly included a literature review and a case study about the forementioned program. The results were integrated using three techniques: subject observation, detailed interview with the program coordenator, and questionnaire applied to the collaborating consumers. The results indicates this program comprehensively encourages and creates conditions that allow debate and stimulate the multidirectional flux and sharing of ideas, aiming to understand the consumer experience and perspective, aiming to build a network of interactions. Together, these processes directly impacts and contributes to the innovation process. For these reasons, we conclude that the Cocriando Natura is a sucessfull co-creation initiative and serve as a reference model for other companies
Resumo (português)
O presente estudo visa abordar os processos de cocriação através da interação e colaboração entre consumidor-empresa no programa Cocriando Natura, a partir de um levantamento das estratégias e tecnologias utilizadas pela empresa para criar uma experiência de interação para os consumidores. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso sobre o Cocriando Natura, triangulando os dados obtidos por meio de três técnicas: Observação participante; entrevista em profundidade, feita com a coordenadora do programa; e questionário aplicado com nos consumidores colaboradores. Os resultados alcançados demonstraram que o Cocriando Natura é um modelo de referência em cocriação por incentivar as interações, permitir o debate e o compartilhamento de ideias, que visa entender a experiência do consumidor, buscando formar uma rede de interações que contribui para o processo de inovação
Descrição
Palavras-chave
Natura Cosméticos S.A, Comunicação, Interação social, Consumidores, Communication
Idioma
Português
Como citar
SOUZA, Denise Clarice Caputo de. A experiência do consumidor na cocriação: caso cocriando Natura. 2017. 71 p. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017.