Repository logo
 

Publication:
Metodologia para seleção e implantação das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino da educação básica

dc.contributor.advisorCorreia, Ronaldo Celso Messias [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Tiago Grajanin de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-02-24T13:08:55Z
dc.date.available2016-02-24T13:08:55Z
dc.date.issued2016-01-19
dc.description.abstractAs vantagens de utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta pedagógica são cada vez mais evidenciadas em publicações acadêmicas que demonstram que aplicadas ao ensino promovem a dinamização do conteúdo e da forma de transmiti-lo e, de modo geral, proporcionam autonomia e a criatividade aos alunos. Este trabalho apresenta uma investigação sobre as concepções metodológicas em relação ao uso e, sobretudo, à seleção e implantação de tecnologias da informação e comunicação por meio de uma revisão sistemática. A partir dos resultados da pesquisa foi proposta uma abordagem metodológica baseada em duas etapas que sistematizam o processo de seleção e implantação de TIC, levando em consideração as particularidades do ambiente escolar das instituições de ensino. Cada etapa está subdividida em passos que identificam fatores que quando não considerados podem gerar lacunas que venham a interferir no processo de ensino e aprendizagem. Para identificar e analisar o uso de TIC e a necessidade de uma abordagem metodológica nesse processo, foi realizada uma pesquisa a partir de um questionário aplicado aos gestores e professores de escolas públicas e particulares. Os resultados evidenciam que, apesar dos profissionais fazerem uso das TIC, as principais dificuldades ou necessidades estão relacionadas com a falta de planejamento para o seu uso o que poderia ser evitada com a aplicação de uma metodologia de seleção e implantação de TIC no processo de ensino e aprendizagem.pt
dc.description.abstractThe advantages of using Information and Communication Technologies (ICT) as a pedagogical tool are increasingly evidenced in academic publications, showing that when applied to teaching they promote dynamic content and how to transmit it and, in general, provide autonomy and creativity to the students. This paper presents an investigation into the methodological conceptions regarding the use and, above all, to the selection and implementation of information technologies and communication through a systematic review. From the survey results, a methodological approach was proposed in two stages that systematize the process of selection and implementation of ICT, taking into consideration the particularities of the school environment of educational institutions. Each stage is divided into steps that identify factors that if not considered may cause gaps that may interfere with the process of teaching and learning. To identify and analyze the use of ICT and the need for a methodological approach in this process, a survey was conducted from a questionnaire administered to managers and teachers from public and private schools. The results show that despite the professionals using ICT, the main difficulties or needs are related to the lack of planning for their use, which could be avoided with the application of a methodology for selection and implementation of ICT in the teaching and learning process.pt
dc.identifier.aleph000868075
dc.identifier.capes31075010001P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134322
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação básicapt
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopt
dc.subjectCidadaniapt
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagempt
dc.subjectMetodologia de seleção e implantaçãopt
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectInformation and Communication Technologies (ICT)en
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectTeaching and learning processpt
dc.subjectSelection and implementation methodologyen
dc.titleMetodologia para seleção e implantação das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino da educação básicapt
dc.title.alternativeMethodology for selection and implementation of Information and Communication Technology in basic education teachingen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramMatemática em Rede Nacional - FC/FCT/FEIS/IBILCE/IGCE 31075010001P2pt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaNão constapt

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
souza_tg_me_prud.pdf
Size:
3.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:

License bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
license.txt
Size:
3.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: