Publicação: Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O objetivo deste artigo é contribuir com os questionamentos acerca do ensino da Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental apresentando um “olhar” diferente e positivo aos erros em Matemática dos alunos no sentido em que os mesmos possam ser tomados como recurso metodológico e re-orientador da prática pedagógica por parte dos professores. Para tanto, este artigo apresenta uma fundamentação teórica sobre o erro, perpassando por uma breve incursão histórica acerca das pesquisas envolvendo essa temática no mundo e aponta quando esse tema começou a ser tratado no Brasil. Aborda também a questão da cultura avaliativa que acomete os professores e os agentes escolares. Palavras-chave: Erros em Matemática; Avaliação em Matemática; Prática Pedagógica.
Resumo (inglês)
The aim of this paper is to contribute with the questions about the Mathematical learning/teaching process at elementary school presenting a positive point of view from the pupil’s mathematical mistakes in sense that the ones could be take as a methodological recourse and as a guide of the pedagogical practice by the teachers. So, this paper presents a theoretical study about the mistakes, passing by a brief historic about the researches involving this theme around the world and point since when this theme have been studding in Brazil. Deals also with a valuation culture attacked by the teachers and the school agents. Key-words: Mathematical Mistakes; Mathematical Valuation; Pedagogical Practice.
Descrição
Palavras-chave
Educação - Educação Matemática, Erros em Matemática, Avaliação em Matemática, Prática Pedagógica., educação matemática
Idioma
Português
Como citar
Educação: Teoria e Prática, v. 20, n. 34, 2010, p. 169.