Publicação: Portos secos e cidades: tramas escalares e dinâmicas espaciais
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Data
Orientador
Melazzo, Everaldo Santos 

Coorientador
Pós-graduação
Geografia - FCT 33004129042P3
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O objetivo principal deste trabalho é analisar a relação entre portos secos e cidades, tanto na
perspectiva da expansão territorial das cidades quanto no peso destes empreendimentos em
realocar os núcleos urbanos em diferentes redes e alterar a sua posicionalidade nas tramas
escalares. Tomamos como ponto de partida a análise de quatro cidades médias, a saber,
Varginha/MG, Juiz de Fora/MG, Ribeirão Preto/SP e Maringá/PR, para investigar os elementos
gerais, particulares e singulares nas relações porto seco e cidade. Fundamentamo-nos,
principalmente, nos vetores da urbanização contemporânea e na produção capitalista das
infraestruturas que apontam para a necessidade da transformação do ambiente construído para
alimentar as etapas de distribuição das mercadorias e circulação do capital. Metodologicamente,
nos apoiamos em quatro eixos principais: a) levantamento bibliográfico, de dados secundários
e documental; b) trabalhos de campo; c) realização de entrevistas semiestruturadas; d)
levantamento de matrículas em cartórios de registros de imóveis. Identificamos que os portos
secos são objetos externos às cidades e auxiliam nos processos de reestruturação em curso; no
entanto, a partir dos diferentes agentes, redes e escalas, os empreendimentos apresentam
relações singulares com cada cidade. O crescimento em salto das cidades indicado pela
expansão territorial é necessariamente atrelado às continuidades espaciais engendradas pelo
sistema capitalista que obedece, cada vez mais, ordens reticulares e verticalizadas.
Resumo (inglês)
The main objective of this work is to analyze the relationship between dry ports and cities, both
from the perspective of the territorial expansion of cities and the significance of these ventures
in relocating urban nuclei in different networks and altering their positionality in scalar
frameworks. We take as a starting point the analysis of four medium-sized cities, namely
Varginha/MG, Juiz de Fora/MG, Ribeirão Preto/SP, and Maringá/PR, to investigate the general,
specific, and unique elements in the relationship between dry ports and cities. We are mainly
grounded in the vectors of contemporary urbanization and the capitalist production of
infrastructures that point to the need for transforming the built environment to support the stages
of goods distribution and capital circulation. Methodologically, we rely on four main axes: a)
literature review, secondary data, and documentary research; b) fieldwork; c) conducting semistructured interviews; and d) collecting property registration data from notary offices. We
identified that dry ports are external objects to cities and assist in ongoing restructuring
processes; however, depending on different agents, networks, and scales, these ventures exhibit
unique relationships with each city. The leap in city growth indicated by territorial expansion is
necessarily linked to spatial continuities engendered by the capitalist system, which
increasingly adheres to reticular and vertical orders.
Descrição
Palavras-chave
Portos secos, Posicionalidade, Expansão territorial das cidades, Tramas escalares, Dry ports, Positionality, Territorial expansion of cities, Scalar frameworks
Idioma
Português
Como citar
BARROS, Samarane Fonseca de Souza. Portos secos e cidades: tramas escalares e dinâmicas espaciais. Orientador: Everaldo Santos Melazzo. 2024. 246 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.