Logotipo do repositório
 

Publicação:
Uma proposta metodológica para o uso de objetos de aprendizagem baseada em atividades centradas em tarefas

dc.contributor.authorUehara, Flavia Maria [UNESP]
dc.contributor.authorFiscarelli, Silvio Henrique [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:08Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:08Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO presente trabalho é resultado de um projeto de Iniciação Cientifica em andamento vinculada ao projeto de Melhoria do Ensino Público “Objetos de Aprendizagem: recursos, metodologias e estratégias para melhoria da qualidade da aprendizagem” (Processo FAPESP - 2012/15487-0), que promove o uso regular de Objetos de Aprendizagem (OA) em cinco disciplinas. A presente pesquisa objetiva conceber e desenvolver um modelo “conceitual” para a elaboração dos chamados “Roteiros de Atividades” (RA), baseado nas proposições da abordagem da “Aprendizagem Baseada em Tarefas” de M. David Merrill, autor norte americano que mais contribuiu para elaboração de estratégias de ensino-aprendizagem que podem ser utilizadas com os OA. Para a elaboração do trabalho realizamos uma revisão da literatura sobre os principais e recentes trabalhos de M. David Merrill e partimos de pesquisas feitas junto aos professores que participam do projeto que promove o uso dos Objetos de aprendizagem em uma Escola Publica de Ensino Médio no município de Araraquara-SP. Esses estudos nos levaram a considerar a Component Display Theory (CDT) de Merrill, como teoria capaz de subsidiar a elaboração dos RA. A proposta do modelo conceitual para Roteiro de Atividades busca constituir futuramente um instrumento importante para o desenvolvimento da autonomia dos professores com o uso dos Objetos de Aprendizagem quando estes tiverem a necessidade de desenvolver os Roteiros sem apoio da equipe de pesquisadores.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2012/15487-0
dc.format.extent11035-11044
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11035-11044
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-11035-11044.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes8914073228135977
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141714
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectObjetos de aprendizagempt
dc.subjectRoteiro de atividadespt
dc.subjectAprendizagem baseada em tarefaspt
dc.titleUma proposta metodológica para o uso de objetos de aprendizagem baseada em atividades centradas em tarefaspt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8914073228135977
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentDidática - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-11035-11044.pdf
Tamanho:
530.64 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format