Logotipo do repositório
 

Publicação:
Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências *

dc.contributor.authorChapani, Daisi Teresinha [UNESP]
dc.contributor.institutionUESB
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:34:50Z
dc.date.available2021-07-14T10:34:50Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractThis paper aimed at discussing connection between pedagogical practice and the knowledge constructed on in-service formation. For this, we was carried, since 2004 until 2006, a research with a group of sciences and biological sciences teachers. Data was obtained from questionnaires, interviews and observation. The results revealed that this formative process had great impact on these teachers. We noticed that the group presented advances, returns and contradictions and that after course, the teachers didn't see themselves like knowledge producingen
dc.description.abstractCom o propósito de colaborar no entendimento das relações estabelecidas entre a prática docente e os conhecimentos constituídos em processo de formação acadêmica em serviço, foi realizada, entre 2004 e 2006, uma pesquisa com um grupo de docentes participante de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os dados foram obtidos por meio de questionários, entrevistas e observações. Os resultados revelaram que o processo formativo teve grande impacto sobre seus freqüentadores. Tomando-se como referência os fundamentos teórico-metodológicos presentes no projeto do curso, notou-se que o grupo apresentou avanços, resistências e contradições e que a pretensão de formar professores reflexivos não foi plenamente alcançada visto que, em muitos aspectos, os docentes continuaram dependentes de uma fonte externa capaz de lhes oferecer conhecimentos prontos.pt
dc.description.affiliationUESB, Departamento de Ciências Biológicas
dc.description.affiliationUNESP, programa de pós-graduação
dc.description.affiliationUnespUNESP, programa de pós-graduação
dc.format.extent27-43
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100103
dc.identifier.citationEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 01, p. 27-43, 2008.
dc.identifier.doi10.1590/1983-21172008100103
dc.identifier.fileS1983-21172008000100027.pdf
dc.identifier.issn1983-2117
dc.identifier.scieloS1983-21172008000100027
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212120
dc.language.isopor
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.relation.ispartofEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectin-service educationen
dc.subjectteacher educationen
dc.subjectreflective practitioner.en
dc.subjectformação docentept
dc.subjectformação em serviçopt
dc.subjectprofessor reflexivo.pt
dc.titleFormação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências *pt
dc.title.alternativeEducation in service: advances, resistance and contradictions of a group of teachers of scienceen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1983-21172008000100027.pdf
Tamanho:
676.39 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções